DESIGUALDADE, DIVERSIDADE E VIOLÊNCIA NA SOCIEDADE BRASILEIRA.
Trabalho Escolar: DESIGUALDADE, DIVERSIDADE E VIOLÊNCIA NA SOCIEDADE BRASILEIRA.. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: rgv.valente • 15/5/2014 • 792 Palavras (4 Páginas) • 241 Visualizações
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 01
2. DESENVOLVIMENTO 02
3. CONSIDERAÇÕES FINAIS 04
4. BIBLIOGRAFIA 05
Introdução
O presente trabalho, busca demonstrar o entendimento do aluno (a) sobre o tema abordado que e a Homofobia, com este trabalho tentei demonstrar o conhecimento que adquiri em sala tanto pelas web aulas como pelas aulas administradas pela tutora em sala.
Assim pude ver que o tema abordado à homofobia esta bem mais ativo, ou melhor, dizendo, esta bem vivo na sociedade em que vivemos. Busquei no texto Marcas da Homofobia no Século XX de Gabriel Ferreira a caracterização da Homofobia, vi que neste texto, este termo homofobia foi utilizado ela primeira vez em 1971 nos Estados Unidos pelo psicólogo George Weinberg, mas porem era carente em sua essência, foi mais usada socialmente para definir homossexuais, travestis, transexuais, homens que manifestam grande sensibilidade, mulheres que manifestam forte personalidade. Tentei repassar no texto abaixo e demonstrar o que entendi sobre a questão a homofobia e a diversidade sexual que se tem no mundo hoje em dia.
Caracterização de um preconceito
A tentativa de fuga das características masculinas (força, virilidade, frieza) e adoção de características femininas (sensibilidade, histeria, nervosismo), como estabelecidas pelo padrão da sociedade, são, portanto, tidas como uma afronta à moralidade social, assim ficou fácil caracterizar o termo homofobia e liga – ló a gays, lesbicas, travestis, e outros. Mesmo se fazendo essa caracterização grotesca a essas pessoas temos que ter respeito e ao mesmo tempo temos que saber definir o lugar deles dentro desta sociedade complexa, pois os mesmos tem direitos e deveres que por muitas vezes são e serão desrespeitados por mim, por você e pelas diversas esferas da sociedade de hoje.
A homofobia se insere em uma lista de preconceitos e repulsa por indivíduos que acreditam que a sociedade deve ser seguida devidamente como padrão, e que todos tem necessariamente a obrigação de ser igual uns aos outros ou ter suas crenças e preferências iguais.
É necessário que em um país democrático como o Brasil entre outros, a opção sexual seja respeitada de forma que as pessoas possam ver os homossexuais como cidadãos comuns como qualquer outro diante da sociedade, é preciso acabar com o preconceito, com a violência, com o desprezo que essas pessoas sofrem por terem uma opção diferente diante da sociedade.
Faz se necessário que haja o respeito, passar a respeitar a opção sexual de um ser não significa aderir seus valores ou mudar seus próprios valores, mas sim que se esta ciente de que no mundo se pode ter o livre arbítrio e que todos tem o direito de escolher seu próprio futuro ou sua orientação sexual, se nossa vida é feita de escolhas se podemos escolher cada passo que damos e somos responsáveis por tais, se pode livremente fazer sua escolha sexual.
É preciso acabar com o preconceito da sociedade, é necessário que cada um possa fazer suas escolhas sem ser apedrejado, sem ser alvo de criticas e comentários
...