DIGA NÃO A VIOLÊNCIA. A PAZ NA ESCOLA É MELHOR!
Por: Albamara • 13/5/2015 • Trabalho acadêmico • 751 Palavras (4 Páginas) • 542 Visualizações
[pic 1][pic 2]UNEB – UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA[pic 3]
UAB – UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL
NEAD – NÚCLEO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CATARINA DE ALMEIDA TEIXEIRA
OFICINA DE LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL
QUESTÕES
Brumado – BA
2015
Questões
1- Discorra sobre o tema comum aos textos e o modo como está representado em cada um deles.
Resposta:
Pode-se analisar que o tema comum entre os textos é o amor, aquele sentimento puro e delicado, que nos faz sentir vontade de está com um ente querido a todo instante. Cabe salientar que no nosso cotidiano atribuímos ao amor uma relação que acontece entre duas pessoas. Porém é necessário ainda ressaltar que o amor pode ser atribuído a outros tipos de relações, como o amor platônico, amor que temos por nossa família, por nossos amigos, por Deus, sendo representado por meio de bastante afeto. Assim no texto de Luiz de Camões, o amor encontra-se representado como uma espécie de chama, que está acesa dentro da gente, sem causar qualquer dano ou dor. É um sentimento que nos faz ficar “preso” ao outro jamais por obrigação, mas por vontade, por desejo e por prazer. Já no texto dois de Coríntios, o amor é visto como um sentimento vasto e infinito, que só aumenta à medida que o tempo passa, ao recebermos troca de afetos bons. Ainda é possível analisar que de nada adianta possuirmos se o amor não estiver presente, pois este é algo que enobrece o homem, pelo fato de não ser invejoso. No terceiro texto podemos perceber que este refere-se a uma intertextualidade dos textos anteriores, ressaltando que o amor é o bem maior que pode existir e que de nada adianta ao ser humano ser possuidor se este não tiver dentro de si, o mais nobre dos sentimentos que é o amor.
2- O primeiro o terceiro são dois textos em verso enquanto no segundo temos um texto em prosa. Disserte sobre as características dessas duas formas de escrita.
Resposta:
O texto é um conjunto de frases e palavras que estão encandeadas entre si, permite interpretação e transmite uma mensagem. Um texto é considerado como uma unidade linguística de extensão superior a uma frase. Desse modo o texto pode ser classificado como em prosa ou em verso. Os textos em prosa são aqueles em que o autor se preocupa em criar uma representação por meio das personagens do mundo interior, que interage num certo tempo ou espaço. A prosa também pode ser conhecida como prosa de ficção ou prosa narrativa, que acontece em novelas, contos ou romances. O texto em prosa é aquele escrito em parágrafos, com linhas contínuas agrupadas em orações, períodos e frases. Apresenta narrador, descrições, defesas de teses etc. é constituído por períodos que podem ser simples ou compostos. A prosa também pode ser classificada quanto à função que exerce, dividindo-se em narrativa, argumentativa, contemplativa e dramática. Já os textos em versos são aqueles que possuem linhas descontínuas ou fragmentadas, podendo existir nesses, melodia, rima ou ritmo, escritos, sobretudo em versos e estrofes; na qual os versos são cada uma das linhas do poema que estão presentes, enquanto que as estrofes são caracterizadas como o conjunto de versos.
...