DIREITOS HUMANOS ÀS ETAPAS SOCIAIS SOB A TEORIA DE EMIL DURHEIM
Seminário: DIREITOS HUMANOS ÀS ETAPAS SOCIAIS SOB A TEORIA DE EMIL DURHEIM. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 456LIRIA • 9/9/2014 • Seminário • 10.030 Palavras (41 Páginas) • 411 Visualizações
DIREITOS HUMANOS AOS ESTÁGIOS SOCIAIS, DE ACORDO COM
A TEORIA DE ÉMILE DURKHEIMI
A expressão liberdade e bastante discutida entre os textos mostrando e explicando de
forma clara a importância de ter liberdade entre os indivíduos de uma sociedade, em que todas
as pessoas nascem livres e iguais em dignidade e direitos. Direitos humanos, são direitos que
você tem simplesmente porque e humano, é como você instintivamente espera e merece ser
tratado como pessoa, como o direito de ser livre, falar o que pensa e tratado como igual.
Existem vários tipos de direitos a maioria aplica a certo grupo, mas os direitos humanos são
os únicos que se aplicam absolutamente a todos, em qualquer lugar. Isso significa crianças,
idosos, pobres, ricos, cristãos, ateus, a todos nos, sendo ele universal.
Mas se a pessoa tem direito a alimentação e abrigo, porque milhar de pessoas morre
todo ano em vários países, se as pessoas tem liberdade sendo que milhares estão presas por
dizerem o que pensam, se a pessoa tem direito a educação e muitos seres humanos espalhados
pelo mundo adultos são incapazes de ler, e a escr avidão foi realmente abolida e muitas no dia
de hoje são mantidas como escrava, o fato e que quando foi assinada, a
Declaração Universal
dos Direitos Humanos não tinha a força da lei era opcional, apesar de muitos documentos,
convenções, tratados e leis ainda e um pouco mais do que palavras em uma pagina, estamos
aguardando que tornara essas palavras em realidade, muitos lutarão pelos direitos defendidos
e há também muitos que lutam até hoje contra tortura, pobreza e discriminação, do qual são
indivíduos de pensamento livre que se recusam a ficar calados, diante da escolha que fazemos
diariamente como seres humanos, procurando justiça e dignidade igual para todos.
Ser solidário e acima de tudo respeitar tudo, incondicionalmente tudo o que nos
rodeia, ser solidário e sentir a necessidade intima de partilhar e perceber que as diferenças.
--------------------------------------------------
Os direitos humanos são os direitos e liberdades básicos de todos os seres humanos. Normalmente o conceito de direitos humanos tem a ideia também de liberdade de pensamento e de expressão, e a igualdade perante a lei.
Tanto na Declaração Universal dos Direitos Humanos quanto na Declaração de Direitos ao Bom Povo da Virgínia é firmar os direitos e liberdades cabíveis a cada indivíduo.
Os direitos humanos são o resultado de uma longa história, foram debatidos ao longo dos séculos por filósofos e juristas. O início desta caminhada, remete-nos para a área da religião, quando o Cristianismo, durante a Idade Média, é a afirmação da defesa da igualdade de todos os homens numa mesma dignidade a defesa da igualdade de todos os homens numa mesma dignidade, foi também durante esta época que os filósofos cristãos recolheram e desenvolveram a teoria do direito natural, em que o indivíduo esta no centro de uma ordem social e jurídica justa.
Ao analisaremos de inicio a Declaração de direitos da Virgínia, de 1776, proclamou o direito à vida, à liberdade e à propriedade. Outros direitos humanos foram expressos na declaração, como o princípio da legalidade, a liberdade de imprensa e a liberdade religiosa, a mesma abrange direitos natos da pessoa, soberania popular, onde todo o poder emana do povo, igualdade perante a lei, sem distinção de classes sociais, religião, raça ou sexo, igualdade de condição política de todo o cidadão, qual seja, que toda pessoa pode aspirar a um cargo de governo; somente os cidadãos que demonstrem a sua condição de proprietário é que, são legitimados a votar; direito e proteção à liberdade de imprensa e instituição do tribunal do júri. Já na carta da declaração universal dos direitos humanos, observam-se maiores direitos aos cidadãos, bem como a votação que como exemplo aqui no Brasil o voto é secreto e é um direito de todos a partir dos 16 anos de idade, sendo um dever a partir dos 18 anos e a votação se expressa por eleição direta de toda a população, sem distinção alguma já que na declaração de direitos da Virginia só estão aptos a votar os cidadãos que demonstrem a sua condição de proprietário.
Mas, contudo ambos os documentos identificam-se entre si em muitos artigos, mas num contexto geral os dois partem de um regime democrático, onde prevalece a igualdade de todos perante a lei, onde a solidariedade orgânica dá espaço para a solidariedade mecânica, através dos valores sociais expostos a cada sociedade, onde os indivíduos unem-se por mesmos valores num todo.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------
ETAPA 2
Passo 1:
A Revolução Francesa foi um evento espetacular da modernidade. O movimento introduziu um novo padrão para a política, ligado ao conceito de necessidade, possibilitando aparecer a novidade e o popular na cena pública. Um popular que era vítima de injustiças, produzidas pela urgência da sobrevivência e que era esquecido. A explosão dos pobres evidenciava o caráter de destruição da liberdade. A existência da pobreza sugeria que não havia sociedade de homens livres, sendo urgente resolver a questão social.
A questão social passou a desempenhar papel revolucionário quando, na Idade Moderna, os homens começaram a duvidar de que a pobreza fosse inerente à condição humana. Na sua origem, esse questionamento foi pré-revolucionário e americano. Já a América tornou-se o símbolo de uma sociedade sem pobreza muito antes da modernidade, rompendo com seu ciclo natural.
Quando o fato se tornou conhecido na Europa, a questão social e a rebelião dos pobres puderam desempenhar papel verdadeiramente revolucionário. A questão social passou a representar para todas
...