DITADURA APOS 64
Dissertações: DITADURA APOS 64. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: crisefrajola • 5/3/2015 • 7.342 Palavras (30 Páginas) • 243 Visualizações
Segundo José Paulo netto o processo de renovação do serviço social
constitui em três momentos de ruptura, a primeira diz respeita a
perspectiva modernizadora que encontra a sua formulação afirmada
nos seminários de teorização do serviço social organizado pelo CBCISS
em Araxá (março 1967) e Teresópolis (janeiro 1970) no sentido de
inserir os profissionais num viés moderno de teorias e técnicas para
novos instrumentos que possam responder as demandas da ordem do
desenvolvimento capitalista. Com o golpe de abril, ocorreu uma
ampliação do mercado de trabalho dos assistentes sociais com criações
de instituição e organizações estatais que por sua vez submetida ao
estado ditatorial e sua racionalidade burocrática assim contribuindo
para reduzir as suas expressões na (auto)-reapresentação dos
assistentes sociais.
Outro ponto que teve influência neste conservadorismo do serviço
social foi o seminário de Araxá que se manifestou de diversas forma
uma delas é a diferenciação entre níveis de intervenção macrossocial e
microssocial. No macrossocial o perfil do profissional do assistente
social está voltado para a formulação de políticas sociais (moderna), e
no nível do microssocial o papel do assistente social esta na execução
terminal das políticas (tradicional), numa relação direta com o usuário
dos serviços. Por ter como pano de fundo o positivismo na forma de
estrutural-funcionalismo, trata-se de um principio de globalidade que
sustenta o
individuo que deve se analisado na sociedade para uma
analise baseada na cristalização, desenvolvendo assim um
comportamento adaptativo. Outro seminário que marcou também foi o
de Teresópolis, com o propósito de analisar a questão da metodologia
do serviço social, onde três documentos constituíram o objetivo desta
reflexão são eles Lucena Dantas, costa e Soeiro. Neste sentido as idéias
apresentadas por Lucena Dantas são as mais relevantes, para Dantas o
método do profissional é o método cientifico que opera através de
diagnósticos e a intervenção planejada. Outro fator que entra em
destaque neste mesmo documento foi o debate de dois grupos (A e B),
onde poderão analisar e colocar suas propostas e conclusões. O grupo
A expressou o alto nível de natalidade, já no grupo B supões três nives
de atuação para o serviço social (prestação direta de serviços,
administração de serviços sociais e planejamento) mais tanto o ‚A‛
como o ‚B‛ procura uma teoria que esteja relacionada com á pratica do
serviço social.
Conforme nos escritos de J. P. Netto ‚depois de Araxá e Teresópolis,
vieram na sua esteira os colóquios realizados nos centros de estudos
do Sumaré (da arquidiose carioca) e o Alto da Boa Vista (no colégio
coração de Jesus) respectivamente em 1978 e 1984 (Netto, 2010
p.1940)‛. Refletindo ai então no surgimento de novo organismo de
expressão e representação, as observações feitas ao contexto social
brasileiro. Onde dois elementos estreitamente
conexos entram em
destaque. ‚O primeiro diz respeita ao que se pode aludir como a
expectativa das vanguardas profissionais que tendia a tornar céticas
aquelas vanguardas em relação a promoções inscritas num veio que
justamente estavam colocando em causa. O segundo elemento referese ás dimensões e direções propriamente ideopolíticas a que se viam
remetidos quer aquela entidade quer suas iniciativas anteriores, que
experimentavam uma nítida politização na fase em que a resistência
democrática á ditadura empolgava setores sociais cada vez mais
amplos.‛ (Netto, 2010p. 195). Ocorrendo assim um deslocamento para
o conservadorismo com aberturas a referências distintas. Segundo
momento foi a reatualização do conservadorismo que consisti na
recuperação da herança conservadora da profissão, recorrendo ao
pensamento crítico-dialetico, onde na tese de livre-docencia de Anna
Augusta de Almeida expressa novas idéias direcionada para
produções teóricas do próprio assistente social. Neste sentido mostra
uma preocupação em oferecer apenas suportes teóricos para que os
profissionais interpretassem e compreendesse as necessidades do
cliente, descobrindo possibilidades para que se realizem de acordo
com seus propósitos humanos. Este conservadorismo não se reside
apenas referencial ideocultural do cristianismo, mas antes, possui um
embasamento cientifico, dessa forma construindo uma relação do
serviço social
...