DIVERSIDADE, INCLUSÃO E PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
Exames: DIVERSIDADE, INCLUSÃO E PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: jumendes1904 • 27/5/2014 • 949 Palavras (4 Páginas) • 496 Visualizações
Introdução
Inclusão e diversidade são temas bastantes discutidos na área educacional na última década. A diversidade é uma das maiores riquezas do ser humano no planeta, pois a existência de indivíduos diferentes numa cidade, num país, com suas diferentes culturas, etnias e gerações fazem com que o mundo se torne mais completo. No entanto, diversos não são os outros que estão em situação de vulnerabilidade, desvantagem ou exclusão. Essa maneira de encarar a diversidade como uma característica de todos nós e não de alguns de nós faz toda diferença quando trabalhamos o tema. Não se trata de incluir os que ficaram do lado de fora porque eles são os diversos. Eles ficaram do lado de fora porque estamos cometendo injustiças e não porque são “desajustados” e os incluídos são os perfeitos. Abrir espaços, incluir, buscar quem está do lado de fora, reconhecer identidades é um passo muito importante para sermos justos e reconhecermos na prática a dignidade de todas as pessoas.
Baseando-se na amplitude de significados e relações que os termos inclusão e diversidade nos trazem, podemos pensar na elaboração do projeto político pedagógico como uma forma de planejar um futuro, diferente do que é vivido, cujas reflexões previstas serão afirmadas, questionadas e avaliadas no ambiente escolar. Isto envolveria a participação de todos, superando relações de conflitos, superioridade, competitividades, possibilitando interações diferentes das que acontecem na rotina da escola.
Desenvolvimento
O PPP deve ser visto com uma organização didática, pedagógica, metodológica na qual o objetivo central deve ser a construção de personalidades mais autônomas, críticas, que almejam o exercício competente da cidadania.
Para avaliar o Projeto Político Pedagógico foi realizada uma entrevista com o Pedagogo da E.E. Santa Rita – Januaria/MG acerca de algumas questões:
1) A escola desenvolve projetos sobre a diversidade e a inclusão? Quais? Conte-nos um pouco sobre a proposta dos projetos.
Tendo em vista que a escola enfrenta problemas graves de leitura, interpretação e escrita no Ensino Fundamental, o ensino da leitura de textos literários, por exemplo, deverá conviver com o ensino da leitura de textos informativos, publicitários, de manuais de instrução e outros, conforme as demandas de uma sociedade democrática. São diferentes processos de leitura e, daí, diferentes modos de ensinar. Tratar da democracia na sala de aula é, da mesma maneira, tratar das diferenças de aptidão, ou seja, tratar de incluir. Pensando não só na aprendizagem como também no processo de inclusão,temos o projeto “Cantinho da leitura” cujo objetivo é despertar no educando o gosto pela leitura, mostrando diversos textos, e leva-los a conhecer a importância da mesma para o desenvolvimento da sua capacidade de pensar, crescer e encontrar prazer no ato de ler. Disponibilizamos o empréstimo de livros para os alunos, assim como incentivamos a leitura na hora do intervalo em um espaço próprio para tal pratica.
Outro projeto desenvolvido na escola voltado para a inclusão e diversidade é a “Gincana Estudantil” cujo objetivo é favorecer a integração dos alunos, contribuindo para a criação de um clima de confiança e de participação na comunidade escolar. Recebemos recentemente novos alunos especiais, sentimos que precisávamos recepciona-los da melhor forma, com muito carinho e atenção. A escola é feita por crianças e jovens totalmente diferentes uns dos outros, e é exatamente isso que faz ser tão rica. A Gincana desperta nos alunos os valores de trabalho em equipe, responsabilidade, socialização, entre outros, com o objetivo de mostrar a importância da cooperação.
2)
...