DIVERSIDADE E INCLUSÃO NO PROJETO POLITICO PEDAGOGICO
Trabalho Universitário: DIVERSIDADE E INCLUSÃO NO PROJETO POLITICO PEDAGOGICO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: carlos159 • 16/5/2014 • 617 Palavras (3 Páginas) • 463 Visualizações
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3. CONSIDERAÇÕES FINAIS 6
4. REFERÊNCIAS 7
1 INTRODUÇÃO
O Projeto Político-pedagógico decorrente foi realizado junto a Escola Cel. Júlio Muller é um documento que detalha objetivos, diretrizes e ações do processo educativo a ser desenvolvido na escola, expressando as exigências legais do sistema educacional, bem como as necessidades, propósitos e expectativas da comunidade escolar. Nisso residem duas características fundamentais do projeto político-pedagógico, definidas por Libâneo (2004, p. 152): considerar o que já está instituído (legislação, currículos, métodos, conteúdos, clima organizacional, etc); e, ao mesmo tempo, instituir, estabelecer e criar objetivos, procedimentos, instrumentos, modos de agir, estruturas, hábitos e valores, ressignificando a própria cultura escolar. Daí o fato de ser considerado como instrumento e processo de organização da escola e, por isso, mesmo, algo que não se constitui simplesmente num produto que cumpre uma exigência legal.
2 DESENVOLVIMENTO
É importante ressaltar que a implantação do projeto “Diversidade na Escola” tem sido feita de forma gradativa com os/as alunos/as dos três turnos (matutino, vespertino e noturno), incluindo as turmas de classe especial, e sua execução acontece por meio de aulas expositivas, dinâmicas, músicas e vídeos voltados para as questões de GÊNERO, SEXUALIDADE e RAÇA.
Nesse sentido, os Projetos Prevenção também se ensina e comunidade presente, que há muitos anos dedicam-se a temas relacionados à educação preventiva – doenças sexualmente transmissíveis, HIV/aids, uso de álcool e outras drogas e violência – ampliam seu escopo, propondo agora a criação de uma cultura universal de defesa da dignidade humana, estimulando, inclusive, o respeito a diversidade e a pluralidade cultural da população brasileira. No planejamento de ações voltadas para diminuição do preconceito e da discriminação a determinadas pessoas surgem em função de características consideradas social ou culturamente negativas em relação a outras. Cor da pele, orientação sexual, gênero, necessidades educacionais especiais são alguns exemplos de situações em que a diferença se transforma em desigualdade. Os praticantes de bullying existem em todas as formas e tamanhos, e a maioria de nós tem que lidar com eles em algum momento da vida. Todavia, lidar com valentões na escola pode ser algo particularmente problemático. Isso também vale para adultos! O bullying pode ser um problema sério, tanto nas escolas quanto no trabalho. Ocorreram até mesmo casos de crianças e adultos que cometeram suicídio devido ao bullying.
Programa disponibiliza às escolas públicas de ensino regular, conjunto de equipamentos de informática, mobiliários, materiais pedagógicos e de acessibilidade para a organização do espaço de atendimento educacional especializado. Cabe ao sistema de ensino, a seguinte contrapartida: disponibilização de espaço físico para implantação dos equipamentos, mobiliários e materiais didáticos e pedagógicos
...