Desafio Profissional
Exames: Desafio Profissional. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: NetoAlmicci • 28/9/2014 • 666 Palavras (3 Páginas) • 529 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA
POLO: UNIDADE NORTE.
CURSO: SERVIÇO SOCIAL
DESAFIO PROFISSIONAL
Formação Social, Econômica e Política do Brasil
Fund. Históricos e Teóricos Metodológicos do Serviço Social I
NOME: LUCINÉIA APARECIDA LOFRANO ALMICCI
RA: 8558904269
TUTORA EaD: DÉBORA GERALDI
BAURU
2014
SUMÁRIO
Passo 1...............................................................................................................3
Passo 2...............................................................................................................4
Passo 3................................................................................................................5
Referências..........................................................................................................6
PASSO 1
A década de 80 foi marcada historicamente pelos avanços e conquistas para o serviço social, em seu diferente campo de atuação.
Com varias manifestações pelo país, milhares de brasileiros queriam um trilhar diferente daquele que já vinha acontecendo com o apoio de alguns políticos, artistas e religiosos.
O Brasil saiu às ruas, e foi nessa mesma época que as manifestações, lutas, propostas e debates aconteciam para que não extinguisse o profissional do serviço social.
O Movimento de Reconceituação foi uma tentativa de ruptura com o Conservadorismo para um método crítico e investigativo, uma renovação teórico-prático social, com propostas de intervenção e compreensão da realidade social, questionador da ordem dominante.
O significado desse movimento para o Serviço Social representa uma grande mudança, dada sua busca de desvinculação do Conservadorismo e das técnicas importadas do Serviço Social Norte-Americano. Este resumo aborda a importância da reflexão sobre este Movimento que surge com a necessidade de adequar as práticas profissionais a realidade do País e a ruptura com o Conservadorismo (denominado Serviço Social “tradicional”), construindo novos métodos e técnicas a partir das necessidades populares, para um agir profissional com identidade própria, condizente com a realidade social.
Com o rompimento do tradicional orientou-se a ajuda dos éticos políticos, técnicos operativos, teóricos metodológicos da profissão. Nesse período de lutas ideológicas houve sem duvida a renovação do serviço social.
PASSO 2
Nos anos 2000, a conjuntura provoca novas disputas em torno da “questão social” e do papel a ser cumprido pelas políticas sociais. Assistimos à diversas formas de precarização da formação profissional, como parte do processo da educação brasileira. O número de cursos e de vagas para Serviço Social crescem exponencialmente. A capacidade de mobilização em torno de projetos coletivos se reduz. Com isso, surgem novos desafios na luta pela consolidação dos direitos da população usuária dos serviços prestados por assistentes sociais.
Esses elementos apontam para a necessidade de fortalecer o projeto ético-politico profissional, que vem sendo construído pela categoria há mais de três décadas. E entendemos que essa luta só é possível com o aprimoramento intelectual
...