Desafio Profissional
Pesquisas Acadêmicas: Desafio Profissional. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: • 1/11/2014 • 1.342 Palavras (6 Páginas) • 467 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CIÊNCIAS CONTÁBEIS
• TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO
• ECONOMIA
ALUNO (A): MARCOS AURÉLIO SANABRIA DA CONCEIÇÃO RA: 9367312343
DESAFIO PROFISSIONAL
Desafio Teorias da Administração, Economia apresentado pelo acadêmico, Marcos Aurélio Sanabria da Conceição, junto à Supervisão do curso de Ciências Contábeis da Universidade Anhanguera, como pré-requisito para obtenção de aprovação, sob a orientação do professor(a) Laurenice da Silva Ferreira.
CORUMBÁ-MS
2014
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO .................................................................................................................1
DESAFIO............................................................................................................................2
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES DO GESTOR...................................................3
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES DEFICITÁRIAS..............................................4
NATUREZA PROATIVA OU REATIVA......................................................................5
ORGANOGRAMA...........................................................................................................6
CONCLUSÃO...................................................................................................................7
REFERÊNCIAS BIBLIOGÁFICAS...............................................................................8
INTRODUÇÃO
Mudanças no cenário de mercados e de negócios, é cada vez mais importantes apresentar alternativas para o processo de sucessão, que se exige muita dedicação e conhecimento para poder se manter em mercados cada vez mais competitivos.
Em meio a esse cenário, as empresas familiares passam muitas das vezes, por sérios problemas para conseguir se manter em seus respectivos ramos de negócio, sendo muito importante destacar, a adequação e preparação de seus sucessores para continuidade de vida da empresa.
DESAFIO PROFISSIONAL:
“A Indústria de Bebidas Pira passa por mudanças no modelo de gestão e busca soluções para o novo cenário que se apresenta”
Dentre as várias formas e composições administrativas uma das que mais se destacam são as empresas familiares, que ocupam um espaço importante no cenário econômico e social capitalista. Estas empresas surgem da iniciativa e empenho de indivíduos empreendedores e dos seus familiares. Um caso de empresa familiar é a Indústria de Bebidas Pira, localizada na região metropolitana de São Paulo, fundada em 1965 por iniciativa de João Barroso.
O Doutor João, como é conhecido dentro da empresa, é um senhor carismático, com uma história de vida repleta de superações. Chegou em São Paulo, vindo do Nordeste em 1956, ainda adolescente, com 14 anos, para trabalhar como vendedor de fumo e bebida, no Mercado Público Municipal de São Paulo.
Em 1965, o jovem João estava casado e com dois filhos, quando adquiriu um pequeno alambique para produção de cachaça e conhaque. Em pouco tempo, o processo artesanal de produção de bebidas foi substituído por equipamentos e sistemas mais robustos de armazenagem e envelhecimento. A demanda cresceu na mesma proporção que a empresa se consolidava no mercado regional. Hoje, a cachaça e o conhaque produzido pela Indústria de Bebida Pira, é referência em sabor e qualidade em todo o Brasil.
A Indústria de Bebidas Pira é um exemplo de sucesso no ramo de bebidas alcoólicas, todavia enfrenta uma crise de gestão, pois o Dr. João está sentindo o peso da idade e decidiu em assembléia com 138 funcionários presentes, anunciar que pretende se aposentar e transferir as responsabilidades da gestão para os filhos Paulo e Iran. Os funcionários foram pegos de surpresa, pois o Dr. João sempre conduziu com sobriedade e carisma a equipe, e todos temem que a falta de qualificação profissional de Paulo e Iran reflita no desempenho da empresa. Até então, os filhos desempenhavam funções gerenciais em todas as áreas da empresa, determinadas de acordo com as orientações do Dr. João.
Paulo e Iran sempre se dedicaram a empresa e respeitaram o conhecimento intuitivo e gerencial do pai, e este foi um dos motivos pelos quais não buscaram a qualificação profissional para gerenciar a empresa familiar. Embora o pai não tenha definido um prazo específico para a saída da empresa, os irmãos consideraram pertinente contratar um escritório de consultoria empresarial para apresentar um plano de sucessão para a Indústria de Bebidas Pira.
O escritório de consultoria empresarial procurou traçar o perfil da empresa e dos gestores e, a partir daí, sugerir as ações que precisam ser implementadas para as mudanças na estrutura gerencial, a fim de mantê-la como referência de qualidade no mercado de bebidas alcoólicas.
O seu Desafio Profissional é apresentar alternativa(s) para o processo de sucessão previsto para a Indústria de Bebidas Pira. Você deve imaginar que faz parte da equipe de consultoria contratada para realizar o diagnóstico gerencial da empresa e, a partir das competências e habilidades diagnosticadas de Paulo e Iran, apresentar um plano de sucessão diante de um cenário proativo ou reativo.
Passo 01
A empresa de consultoria procurou traçar o perfil dos sucessores do Dr. João Competências e habilidades ou deficiências inerentes ao perfil de Paulo e Iran. Considere o esquema abaixo como elemento norteador para o delineamento das competências essenciais:
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES DO GESTOR PAULO IRAN
ASSUMIR RESPONSABILIDADES
90% 100%
CAPACIDADE DE GERENCIAMENTO 80% 100%
CAPACIDADE DE TRABALHAR EM EQUIPE
100% 100%
LIDERANÇA 80% 100%
CRIATIVIDADE 100% 100%
APRENDER NOVOS CONCEITOS E TECNOLOGIA 100% 100%
NEGOCIAR 100% 100%
CAPACIDADE DE TRANSFERIR ENSINAMENTOS 100% 100%
INOVAÇÃO 80% 90%
DEFINIR PRIORIDADES 100% 100%
GERENCIAR CONFLITOS 70% 90%
Legenda: (%) De 0 a 100 porcentagens de Paulo e Iran para todas as competências e Habilidades;
Passo 02
Competências e Habilidades Deficitárias de Paulo e Iran;
Competências e Habilidades Deficitárias Paulo Iran
ASSUMIR RESPONSABILIDADES
X ---- Paulo apresenta dificuldades no momento de tomar decisões, assumir a frente das situações.
CAPACIDADE DE GERENCIAMENTO X — Paulo tem dificuldade em repassar informações para os colaboradores.
LIDERANÇA X ---- Paulo apresenta dificuldades em liderar certas decisões contrárias ao pai.
INOVAÇÃO X X Paulo e Iran mostram resistência tratando-se de inovar nas capacitações de colaboradores e da diretoria.
GERENCIAR CONFLITOS X X Paulo e Iran apresentam dificuldades em gerenciar conflitos entre funcionários, e entre empresa e fornecedores.
Conforme a tabela de competências e habilidades deficitárias deve - se trabalhar em cima dessas dificuldades de cada um deles, aprimorando seus conceitos e considerando suas qualidades, para transformar suas deficiências em competências, assim obtendo êxito no foco desejado.
Passo 03
Essa mudança será de natureza Proativa, para que o novo sucessor de Dr. João que será seu filho Iran, seja mais bem preparado pelo seu pai, para também que não haja mudanças bruscas nas tomadas de decisões, e que os colaboradores não sintam muitas mudanças nas decisões da fábrica.
Iran foi o escolhido devido as suas competências e habilidades para administrar a empresa, conforme vimos Iran apresenta um perfil de um gestor com características de liderança, controle, planejamento, organização, execução, responsabilidade e capacidade de gerenciamento, obtendo eficiência e eficácia para exercer este cargo na função de Diretor Geral.
Passo 04
Paulo exercerá a função de Gerente Financeiro, pois apresenta um ótimo grau em finanças, pelo desempenho e entendimento sobre Ciências Contábeis e cálculos matemáticos. Paulo é competente para assumir essa função e se dedicou a aprender com os erros e absorveu capacidades para trabalhar em equipe, capacidade de gerenciamento, planejamento, e tomou para si novos conceitos sobre tecnologias, e especializou-se na área de finanças.
Passo 05
Organograma da Indústria de Bebidas Pira;
Não será necessária a contratação de trabalhadores de fora da Indústria Pira, pois as Gerências já estão devidamente preenchidas, a gerência industrial permanece com Rodrigo Gomes que era supervisor industrial, e que se especializou e foi promovido, Dr. João continua fazendo parte da diretoria da indústria como gerente comercial passando seu conhecimento a outro funcionário que assumirá o cargo posteriormente.
A gerência Administrativa continua com Fernando Silva que já vinha exercendo um bom papel.
Conclusão
Conclui-se que o ambiente em uma empresa de grande ou de pequeno porte está cercado de paradigmas que se faz necessário uma boa estrutura psicológica e física para que haja uma ótima escolha de sucessões seja ela familiar ou hierárquica que se faça necessária dentro de uma empresa que necessita mudar o rumo da sua situação financeira ou pessoal, tendo que programar e liderar um processo de mudança organizacional.
Contudo eu aprendi que a sucessão de uma empresa familiar não é um simples fato de somente passar o comando, e sim de tomar decisões sábias e criteriosas, para não comprometer o futuro da empresa, podendo sim repassa-la a um familiar, mas que ele esteja preparado para dar seqüência ao sucesso da empresa.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
CHIAVENATO, Idalberto. Os novos paradigmas: como as mudanças estão mexendo com as empresas. 5. Ed. – São Paulo: Manole, 2008.
______. Administração: Teoria, Processo e Prática. 4. Ed. – Rio de Janeiro: Elsevier, 2007.
MAXIMIANO, Antonio Cesar Amaru. Teoria Geral da Administração. 2. Ed. – São Paulo: Atlas, 2012.
OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças de. Teoria Geral da Administração: uma abordagem prática. 2. Ed. – São Paulo: Atlas, 2010.
WITTE, Aline; DOMINGUES, Maria José Carvalho de Souza; SILVEIRA, Amélia. Competências e Habilidades do Administrador: com a palavra os egressos. XVIII ENANGRAD, 2007.
...