Desenvolvimento Humano
Monografias: Desenvolvimento Humano. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 1715 • 4/9/2013 • 543 Palavras (3 Páginas) • 374 Visualizações
ano e 1 mes
Assim que deixou o útero da mãe, a criança enxergava apenas os objetos próximos e o mundo parecia meio borrado. Agora, seus olhos percebem com mais nitidez os objetos e as cores.
1 ano e 2 meses
Experimentação é com ele mesmo. Nessa fase, seu filho quer apertar, sacudir e derrubar os brinquedos. Tudo o que ele pega vai logo parar no chão. Esse comportamento, na visão dos adultos, parece não ter sentido, mas é assim mesmo que o bebê descobre os limites do mundo e as características dos objetos.
A exploração, por sinal, não deve ser reprimida. Entre na brincadeira e ofereça apetrechos apropriados a essa faixa etária. Ele vai se divertir com os objetos para arrastar, montar e desmontar. Se conseguir arremessar alguns deles, melhor ainda.
1 ano e 3 meses
É bem provável que o seu filho, nessa idade, já tenha aprendido que o copinho serve para beber água e a colher deve ser utilizada para comer a papinha. Conforme o vocabulário da criança aumenta, ela também começa a associar as palavras aos objetos. Com um pouco de estímulo, logo descobre que determinadas coisas têm funções específicas.
As mímicas e as imitações podem ajudar muito agora. Simule que está comendo, penteando o cabelo, usando o telefone. O bebê aprende por imitação e logo repetirá todos esses gestos.
1 ano e 4 meses
Ainda falta um bom tempo para o seu filho abandonar o penico. No entanto, quando a criança é receptiva, o treinamento para usar esse importante acessório pode começar cedo.
Confira se o seu bebê consegue caminhar com tranquilidade, se tem senso de direção e se controla a bexiga e o intestino durante algumas horas. Já são três pontos a favor. Se ele abre a boca para reclamar quando a fralda está suja ou avisa quando vem sujeira pela frente, também é um ótimo candidato a aprender a usar o troninho.
No início, o treino deve ser brando e exige muita paciência dos pais. Com o passar do tempo, as lições podem ser intensificadas e o aprendizado é mais rápido.
1 ano e 5 meses
Alguns bebês começam a frequentar a escola logo cedo, até antes de completar 1 ano. Outros, por opção dos pais, estreiam mais tarde. Se o seu pequeno está perto de debutar na vida escolar, é bom ficar atenta. Segundo os especialistas, nessa fase, as crianças tendem a se apegar mais a quem está tomando conta delas e ficam ansiosas quando a mãe ou o pai não estão por perto.
Nos próximos três meses, no entanto, a chamada ansiedade de separação tende a diminuir. É um alívio para os pais. Mesmo assim, o contato com o novo ambiente requer alguns cuidados, principalmente para evitar as doenças de pele e manter o bebê longe de parasitas.
1 ano e 6 meses
Agora que o seu pequeno aprendeu a andar, vai aperfeiçoar cada vez mais essa habilidade. Por enquanto, não espere corridas e piruetas. No máximo, ele vai manter as pernas bem afastadas e pode pender de um lado ao outro.
...