Diagnóstico Organizacional - Um olhar sobre o ensino RH 1º semestre Unopar
Por: ELAINE PEREIRA • 2/11/2015 • Trabalho acadêmico • 2.075 Palavras (9 Páginas) • 420 Visualizações
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
2.1 Estrutura da empresa..............................................................................................4
2.1.1Organograma Isap.................................................................................................4
2.2 Modo de gestão.......................................................................................................5
2.3 Setor de atuação da empresa.................................................................................6
2.4 Código de ética e a escola na sociedade................................................................7
2.5 A tecnologia conectando os pais e a escola............................................................8
3 CONCLUSÃO...........................................................................................................10
4 REFERÊNCIAS.........................................................................................................11
1 INTRODUÇÃO
Trata-se de uma empresa de ensino particular devido à importância da escola para a sociedade. É na escola que acontecem as primeiras relações fora da família, e é esse processo que marca uma “segunda sociabilidade”. É nesse ambiente que a criança percebe que deixa de ser única e começa a se enxergar como parte de uma situação coletiva, e a conviver entre iguais e diferentes.
O Instituto Santo Antônio de Pádua – ISAP foi fundado em 13 de junho de 1960 pelas Irmãs Franciscanas oriundas da Itália, com a finalidade de amparar meninas carentes.
Com o intuito de suprir as necessidades locais além de acolher as meninas carentes, as irmãs começaram a educá-las. Porém à medida que as meninas cresciam foi necessária a contratação de professores especializados para continuar a educação, surgindo assim o ISAP como escola. Na década de 70, a escola abriu as portas para alunas não internas pagantes e posteriormente extinguiu-se o internato e a escola passou a funcionar como instituição particular para ambos os sexos.
Atualmente o ISAP desenvolve suas atividades por meio de cursos regulares com as modernas concepções de educação envolvendo professores, alunos, famílias e a comunidade em geral. Ministra a educação infantil, ensino fundamental (1º à 9ºano) e ensino médio (1º ao 3º ano). À noite funciona no instituto, a universidade à distância em convênio com a Universidade Norte do Paraná – UNOPAR.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 ESTRUTURA DA EMPRESA
Trata-se de uma prestadora de serviço (escola) cujo ramo de atividade é a educação.
Segundo o SEBRAE (<http://www.sebrae-sc.com.br/leis/default.asp?vcdtexto=4154> Acessado em: 30 de abril de 2014) pode utilizar-se como critério de classificação de empresa a receita bruta anual ou o número de funcionários. De acordo com a classificação com o número de funcionários para comércio e serviços uma média empresa é aquela que possui de 50 a 99 empregados. Como a escola é uma prestadora de serviços e possui 82 funcionários, ela foi classificada como média empresa.
2.1.1 Organograma do ISAP
Como se vê no organograma acima, por se tratar de uma escola, o diretor pedagógico é o funcionário mais importante da instituição. Ainda percebemos que a supervisão, coordenação e o SEO são pares e trabalham juntos, assim como os professores respondem tanto a supervisão quanto a coordenação.
A diretora administrativa e os cargos de chefia da entidade mantenedora são ocupados por irmãs franciscanas.
2.2 MODO DE GESTÃO
Fundada em 1960 pelas irmãs franciscanas italianas, o ISAP passou de orfanato para meninas carentes para uma das mais conceituadas escolas da região. Sempre visionário, em 1996 o ISAP iniciou uma parceria com a rede Pitágoras, o que permitiu que a escola oferecesse aos seus profissionais além dos treinamentos semestrais, cursos de pós-graduação. Assim a escola fornecia capacitação a baixo custo. Como parte da parceria, a escola passou a adotar o material didático da rede Pitágoras, o que facilitou uma interação entre as disciplinas e os trabalhos interdisciplinares. Isso teve um grande impacto, aumentando a credibilidade da instituição e consequentemente o número de alunos.
O planejamento estratégico é feito pelo diretor pedagógico, supervisores e coordenadores. Para eles, a melhor estratégia para atrair alunos é mostrar resultados. Durante o ano letivo, os professores fazem anotações e debates, sobre o que poderia ser alterado, acrescido ou retirado do material didático que está em uso. No final do ano, essas observações são repassadas a rede Pitágoras e as mudanças necessárias são feitas.
Por se reportar a entidade mantenedora, o diretor pedagógico e a diretora presidente não tem autonomia para gerir o lucro da instituição de acordo com suas necessidades. Obrigatoriamente 10% do lucro é revertido em bolsas integrais para alunos carentes. Atualmente 21% dos alunos encontram-se nessa situação. Além disso, qualquer alteração estrutural ou aquisição de equipamentos só pode acontecer após a aprovação da entidade mantenedora. Para conseguir a aprovação é necessário enviar um projeto para sede que ressalte a importância e a utilidade do mesmo, com 03 orçamentos. Caso a mantenedora considere relevante, manda especialistas na unidade para averiguar as condições atuais. Somente após o laudo dos especialistas ocorre ou não a liberação do dinheiro para o projeto solicitado. Esse processo pode demorar meses, por isso o diretor ressalta a importância de um bom planejamento estratégico, para que não haja prejuízo das funções escolares.
2.3 SETOR DE ATUAÇÃO DA EMPRESA
O ISAP é considerado atualmente uma das melhores escolas da região dos inconfidentes. Esse reconhecimento vem através do grande número de alunos aprovados no vestibular logo após a conclusão do terceiro ano do ensino médio. A escola conseguiu aprovar no ano anterior a maior parte dos seus alunos.
Além
...