Diferenças entre funções e status social
Ensaio: Diferenças entre funções e status social. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: Re78 • 19/11/2013 • Ensaio • 450 Palavras (2 Páginas) • 479 Visualizações
a) Qual é a relação entre os papeis sociais e a interação entre as pessoas na sociedade?
R: A relação entre os papeis sociais e a interação entre as pessoas na sociedade ocorre de acordo com os papeis que elas exercem dentro da sociedade. Estes são vários e estão constantemente mudando, conforme as posições que os indivíduos vão ocupando ao longo de suas vidas.
b) É possível descrever diferenças entre os papeis e status social obtidos e atribuídos? Dê um exemplo de cada um dos tipos.
R: Sim. As diferenças entre os papeis e status sociais obtidos e atribuídos, são que os atribuídos recebem de acordo com o nascimento ou por outros fatores inalterados pela ação da própria pessoa. Status e papeis obtidos são os que atingimos através da própria escolha e ação dos indivíduos.
Ex: Papeis e status social atribuídos: O status é atribuído quando independe da capacidade do indivíduo para sua obtenção; ele recebe este status quando nasce (por exemplo, os herdeiros de monarquias hereditárias).
Papeis e status social obtidos: Casar- se e estudar.
c) O que pode ocorrer quando um indivíduo fracassa em seu papel?
R: Quando um indivíduo fracassa em seu papel pode acontecer de perder a autoestima, o emprego e não consegue ter uma conduta digna e entra em conflito consigo mesmo. O fracassado começa a “inventar desculpas” para seu fracasso, acreditando em suas próprias desculpas, redefinindo a situação real para não arcar psicologicamente com o fracasso.
d) Por que podemos dizer que as pessoas acabam se transformando naquilo que fingem ser?
R: As pessoas se transformam naquilo que finge ser, a partir do momento que deixam cair os “disfarces” que encobriam sua timidez. Sua personalidade altera e converge com a personalidade exigida pelo papel de desempenho.
e) Como a sociedade reage diante de um desvio de conduta?
R: A sociedades reage diante de um desvio de conduta inicialmente isolando e descriminando até que os desvios passam a ser aceitos pela própria sociedade. Alguns desvios como trapacear no imposto de renda são aceito, porque a maioria dos declarantes sengue esse padrão. A sociedade às vezes invertem os valores para dar respeitabilidade para alguns desviantes.
f) Quais são os mecanismos de controle social? Cite exemplos de normas sociais formais e informais existentes na sociedade atual.
R: Socialização é o primeiro mecanismo de controle social, mas se este falhar existe controles possíveis que se expressam nas Sanções de grupo. As Sanções traz uma pressão do grupo sobre o individuo podem ser positivas ou negativas. Desvio Social é definido como o comportamento que contraria as normas geralmente aceitas pela sociedade.
Ex.: Normas sociais formais: semana de orientações.
Informais são os bate papos com colegas.
...