Dimensão Comercial Da Globalização
Artigo: Dimensão Comercial Da Globalização. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: brunaleticiams • 11/10/2013 • 277 Palavras (2 Páginas) • 544 Visualizações
Com o neoliberalismo o comercio mundial se expandiu imensuravelmente, facilitando o escoamento das produções dos países entre si, que nesta politica econômica estão inseridas.
Isso é bom para os países produtores que não conseguem consumir toda sua produção, sendo assim tendo as “portas abertas” a venda, permite a eles escoar a mesma.
Entretanto para quem realiza a importação é viável até certo ponto, pois acaba deixando de consumir mercadorias de seu próprio país, o que pode acarretar numa desvalorização dos produtos internos, devido preço, qualidade ou qualquer outra característica baseada também na teoria de oferta e procura, juntamente com desejos e necessidades individuais.
Dessa forma, sem ter quem adquirir a produção interna acaba-se não sendo viável, por exemplo, a produção, o que pode levar ao decorrer da situação em estado mais crítico a paralização de empresas e despensa de funcionários. Nesse caso não teremos quem consumir toda essa mercadoria. Sem contar que se a produção não é realizada no “país consumidor” não se gera emprego, o que complica ainda mais a situação devido à competitividade pelo capital.
Para evitar esse tipo de ocorrência o governo dos países importadores aplicam altos impostos sobre os produtos importados. Sendo assim ameniza o interesse dos consumidores pelos produtos estrangeiros. Ocorrendo assim um “equilíbrio comercial-competitivo”.
Porém hão-se pontos positivos e necessários para importar, por exemplo, nos casos onde os países não produzem um determinado produto, entretanto é de costume consumi-lo. Nesse caso o “livre comercio” entre os países é viável, pois resolve ou supre suas necessidades ou problemas.
A globalização comercial é importante e necessária para a maioria como exemplifiquei acima, entretanto é sabido que ha necessidade de um equilíbrio em sua administração.
...