Disciplina: Auditoria Governamental
Por: jpbastos • 28/4/2015 • Trabalho acadêmico • 945 Palavras (4 Páginas) • 208 Visualizações
[pic 1][pic 2]
Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul
Campus Virtual
[pic 3] | Avaliação a Distância |
Disciplina: Auditoria Governamental
Curso: Ciências Contábeis
Professor:
Nome do aluno:
Data:
Orientações:
- Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
- Entregue a atividade no prazo estipulado.
- Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
- Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).
Durante o estudo dos conteúdos de Auditoria Governamental e da leitura do material didático disponibilizado na disciplina você pode entrar em contato com as finalidades, formas, origem e fundamentos da Auditoria Governamental.
Diante disto, você encontrará na Midiateca ou na internet o texto necessário para esta avaliação. No link:
Você encontrará o relatório resumido “Auditoria Operacional no Programa de Medicamentos de Dispensação Excepcional”, realizado pelo Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina entre agosto e dezembro de 2007.
A partir da leitura do referido relatório e considerando o conteúdo estudado até o presente momento, responda às seguintes questões:
1) Qual das formas de auditoria governamental foi utilizada na referida auditoria? Justifique sua resposta indicando as informações constantes do relatório que permitiram esta conclusão. Além disso, quais são as principais características desta modalidade de Auditoria Governamental? (2,0 pontos)
A auditoria utilizada é classificada como auditoria operacional. Analisando o relatório nota-se que a auditoria avalia a economicidade, eficiência e eficácia de vários procedimentos, entre eles a inclusão de pacientes, a logística de transportes, o armazenamento de remédios, a estrutura física e humana e o fornecimento contínuo e tempestivo dos produtos para os beneficiários. A auditoria objetivou verificar se os medicamentos estavam realmente sendo distribuídos aos destinatários de forma contínua e tempestiva. Segundo o livro didático da disciplina, a auditoria operacional consiste em avaliar as ações gerenciais e os procedimentos relacionados ao processo operacional, ou parte dele, das unidades ou entidade da administração pública federal, programas de governo, projetos, atividades, ou segmentos destes, com a finalidade de emitir uma opinião sobre a gestão quanto aos aspectos da eficiência, eficácia e economicidade, procurando auxiliar a administração na gerência e nos resultados, por meio de recomendações, que visem aprimorar os procedimentos, melhorar os controles e aumentar a responsabilidade gerencial.
2) Qual a metodologia utilizada para obtenção das evidências? Explique de que forma ela foi aplicada. (3,0 pontos)
Para realização da auditoria foram feitos exames de documentos e as informações solicitados à DIAF. O exame documental foi utilizado, também, nos documentos analisados na DIAF (registros de entrada e saída de medicamentos) e nos Centros de Custo visitados (processos de beneficiários). A técnica de lista de checagem foi utilizada nos processos de inclusão de pacientes no Programa, a fim de verificar a existência de toda documentação exigida para análise e deferimento do processo e ainda utilizaram a mesma técnica para verificar a existência de certificação de inspeção da Vigilância Sanitária. Esta técnica foi aplicada também aos centros de custo para verificar o atendimento dos critérios de funcionamento. Junto aos colaboradores observa-se a técnica da observação direta que consistiu na aplicação junto à estes colaboradores que trabalham no DIAF na função que abrange a analise de processos para inclusão dos pacientes no benefício, conforme exame documental. Por fim, foi constatada a técnica de entrevista ao inquirir os responsáveis pela retirada e logística dos medicamentos assim como os beneficiários do programa.
3) Quais as conclusões dos auditores quanto ao controle da eficácia do programa auditado? Quais as falhas apontadas neste sentido? (2,5 pontos)
Os responsáveis pela auditoria concluíram que o programa não possui um controle eficaz e apontaram as seguintes falhas:
a) Procedimentos Administrativos: acúmulo de processos devido à falta de pessoal nas etapas de análise e cadastramento. Ausência de procedimentos operacionais escritos e treinamento adequado que impediam a uniformização das análises dos processos administrativos de inclusão de pacientes.
...