EDUCAÇÃO E CIDADANIA: A ESCOLA COMO FORMADORA PARA A PRÁTICA POLÍTICA[
Por: Elias Guilherme • 2/9/2019 • Projeto de pesquisa • 1.279 Palavras (6 Páginas) • 235 Visualizações
UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ
PRATICA DE ENSINO IV - PROJETO DE PESQUISA II
EDUCAÇÃO E CIDADANIA: A ESCOLA COMO FORMADORA PARA A PRÁTICA POLÍTICA
ELIAS GUILHERME SOARES
FEV/2019
- Definição do objeto
Nos dias atuais em meio a um contexto de polarização e negação da política o papel da escola como instrumento de formação dos indivíduos tem se tornado alvo de críticas e questionamentos feitos por pessoas que acusam professores de doutrinação ideológica e põem em dúvida métodos e práticas pedagógicas consolidadas que compõem o conteúdo estudado nos livros didáticos.
A nova narrativa defendida deslegitima a ideia da escola imaginada como um organismo social e se opõem a visão Durkheimiana no sentindo que para haja uma educação efetiva, é preciso que a criança respeite a autoridade do professor afim de que estabeleça confiança e segurança para se desenvolver socialmente. (DURKHEIM, 1990)
Partindo da concepção de que a escola não é apenas um lugar onde se repassa conteúdo mas um espaço de trocas de conhecimentos, construção de valores e de vivencias, a pesquisa aqui proposta se encaminhará a analisar como o ambiente escolar se apresenta nos dias atuais como um espaço de discursão e formação cidadã, buscando compreender como as discussões políticas vem sendo trabalhada nas escolas e como estas discursões tem repercutido junto a vida de alunos e professores.
A investigação aqui proposta tem como campo empírico as escolas situadas no município de Sobral, espaço este que tem se destacado nacionalmente nos indicadores da educação, especialmente na educação básica.
Sobral é nacionalmente conhecida pelos bons resultados que obtém na educação. Segundo a lista de municípios do Brasil por IDEB, Sobral possui a melhor educação básica do Brasil. Em 2015 a cidade obteve o maior Ideb do País nos anos iniciais, obtendo 8,8 pontos. Em 2017 Sobral alcançou nota 9,1, resultado superior às médias nacional (5,8) e estadual (6,2) para esta etapa de ensino. Quanto ao ensino médio os números também aumentaram, saindo de 6,7 em 2015 para 7,2 em 2017. Além dos bons resultados em avaliações feita pelo MEC e pelo governo estadual a cidade também se destaca com o número elevado de aprovações em cursos competitivos no Enem.
Desta forma me interessa compreender como a escola tem contribuído para a formação cidadã e o fazer político em uma cidade que te se destacado nos indicadores nacionais, buscando analisar se essa educação que se destaca em números e estatísticas, cumpre o seu papel social de formar indivíduos para a vida e o exercício da pratica política em meio um contexto político polarizado que questiona a atuação dos professores e procura construir novas narrativas acerca de métodos e práticas pedagógicas trabalhadas na escola.
- Justificativa
O meu interesse por esta pesquisa surgiu após meu ingresso como graduado no curso de licenciatura em ciências sociais da Universidade Estadual Vale do Acaraú. Formado anteriormente na modalidade bacharelado do mesmo curso minha pesquisa se deu na área da sociologia política, onde pesquisei como acontece a construção de uma campanha política municipal em minha cidade natal, Ipu-CE.
Buscando aproveitar parte da discussão e das leituras que possuo na área da sociologia política me interessei em investigar como se dá essa discursão no contexto escolar num momento em que se falar de política na escola tem se tornado um assunto delicado para os professores.
Projeto como “Escola sem partido” tem sido o reflexo de um cenário onde se discutir política na escola tem sido alvo de críticas por alunos e pais de alunos que acreditam que a atuação do professor deve possuir limite quanto a compreensão e posicionamentos a respeito de determinados conteúdos. Nesse contexto o papel social da escola de formar pessoas para a prática democrática e participação política tem entrado em conflito no exercício de uma das suas funções elementares que é a promoção e o estimulo do debate político na sociedade.
b
mudanças na educação Brasileira, em que através da reforma do ensino médio aprovada em 2017 se definiu pelo fim da obrigatoriedade da disciplina de sociologia nas escolas de ensino médio, buscarei analisar a importância desta disciplina na formação político/cidadã dos alunos da rede estadual de ensino em Sobral-CE e procurar descobrir o quanto a disciplina estimula os alunos a participar dos debates acerca da política nacional e local.
Justifica-se a relevância da escolha deste tema, em função da vital importância que possui a disciplina de sociologia nas escolas Brasileiras, proporcionando aos alunos um maior o entendimento a respeito das questões políticas e sociais do Brasil, e para a formação de uma sociedade, mais justa e equilibrada, da consciência plena do significado de ser cidadão, o que compete, fundamentalmente, ao processo educacional.
Esta pesquisa irá se empenhar em descobrir o impacto que a disciplina de sociologia causa na vida dos alunos de Sobral diante do atual momento politico que vive o Brasil e como os conteúdos estudados estimulam o debate e a pratica política no cotidiano dos estudantes Sobralenses.
- Objetivo geral
O objetivo geral dessa pesquisa será descobrir o quanto o ensino de sociologia nas escolas públicas de nível médio de Sobral contribui para o debate e a prática política dos alunos.
- Objetivos específicos
Definir a relação existente entre o ensino de sociologia e a formação da consciência político/cidadã dos alunos.
...