ELABORAÇÃO DE PROJETO SOBRE FONTES DE ENERGIA E TECNOLOGIAS
Por: joyquimica • 19/11/2018 • Projeto de pesquisa • 1.576 Palavras (7 Páginas) • 282 Visualizações
UNIVERSIDADE NORTE DO PARANÁ[pic 1]
[pic 2]
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO AMBIENTAL
DISCENTE: EDESIO JUNQUEIRA JUNIOR
PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL
TEMA: ELABORAÇÃO DE PROJETO SOBRE FONTES DE ENERGIA E TECNOLOGIAS APLICADAS GERAÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA.
IPORÁ/GO 2018
SUMÁRIO
- - INTRODUÇÃO 3
- - CARACTERIZAÇÃO DO MUNICÍPIO 4
- – DIAGNÓSTICO DA EMPRESA 5
- – ANÁLISE DAS FONTES DE ENERGIA 5
CONSIDERAÇÕES FINAIS 5
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 6
- INTRODUÇÃO
As fontes de geração de energia elétrica devem ser analisadas quanto cada região. Para que seja feita a análise de viabilidade conforme a região, é viável a elaboração e implantação de um sistema de gerenciamento ambiental (SGA).
O SGA será uma ferramenta de apoio, a ser utilizada de maneira que se garanta a organização a fim de manter um bom relacionamento com o meio ambiente. Isso disto o SGA vai auxiliar na gestão e organização, de todos os processos necessários. (LOGIC AMBIENTAL, s.d.)
Ressalta-se que para que o SGA seja reconhecido, não basta apenas atender a demanda, mas é necessário que também esteja em conformidade com a ISO 14001 que é a responsável por certificar o SGA implantado. Para receber uma certificação ISO 14001 é preciso que o SGA atenda a todas as normas que estão especificadas em um documento de 34 páginas que é a ISO 14001. (ABNT NBR ISO 14001, 2004)
Levando em considerações as atuais situações é feito uma análise e especificação para verificar qual das possibilidades se torna mais viável como geração de energia elétrica na cidade de Iporá - GO, tratando assim das análises das situações onde se verifica a melhor viabilidade de energia solar ou eólica.
A energia eólica e solar são ambas consideradas fontes de energia renovável. O que por si só já é viável, contudo é necessário investir em tecnologias e materiais específicos para que cada modelo de energia seja colocado em um plano de ações. (MAUAD, 2017)
Por Iporá se tratar uma cidade localizada no oeste goiano de Goiás, é necessário fazer inicialmente a caracterização do município para que seja levantado o perfil da cidade, e verificado se uma é mais viável que a outra, ou até mesmo se as duas formas de energia renovável são viáveis, porém para locais diferentes da cidade, como por exemplo os pontos mais baixos e os pontos mais altos situados no município.
É interessante realizar um levantamento da demanda que isso geraria para a cidade, quais os benefícios, quais recursos a empresa teriam que investir, qual o custo isso iria gerar, demanda de tempo, e se os recursos naturais necessários para implantação seriam suficientes.
– CARACTERIZAÇÃO DO MUNICÍPIO.
De acordo com as informações disponibilizadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a cidade de Iporá está situada no estado de Goiás, possui aproximadamente 32 mil habitantes. O último senso para estabelecer a taxa de mortalidade foi em 2014, constatando-se uma média de 17,37 óbitos a cada mil nascidos (IBGE, 2018).
O território da cidade de Iporá, apresenta uma taxa de PIB per capita de R$ 17.463,89, sendo que 76,3% das receitas são oriundas de fontes externas. Já no ranking quando comparado a outros municípios, a cidade está nas seguintes posições: 2283° lugar se comparado a todas as cidades do Brasil; em 129° lugar se comparado apenas as demais cidades do estado de Goiás; e em 5° lugar se comparado as cidades da microrregião. (IBGE, 2018).
Na caracterização ambiental da cidade, a sua temperatura anual está numa média entre °C 22 e °C 28. Quanto sobre a média de precipitação observada na cidade, sua taxa é de 1000 mm (INMET, 2017).
Também sobre o clima da cidade de Iporá, conforme uma classificação de Koopen, o clima da cidade é tropical semiúmido, pois a regularidade e distribuição de chuva no decorrer do ano é bastante irregular, trazendo junto uma baixa frequência de precipitação. (ALVES, p. 65-72, 2011).
Ainda sobre a caracterização ambiental, temos os índices de pesquisas relacionados a fauna, flora, uso da terra, e também os recursos hídricos e energéticos. Na fauna segundo pesquisa (SANTIAGO, 2005) realizada no meio denominado de parque municipal da cachoeirinha, foi levantado um total 933 indivíduos, sendo num total de 62 espécies diferentes. Quanto a sua flora os únicos dados encontrados em pesquisa foi a área total de 5,8 hectares de mata ciliar as margens do córrego tamanduá e Santo Antônio, conforme pesquisa realizada por (CUNHA, p. 208, 2007) (p,208.)
Sobre os recursos hídricos da cidade de Iporá, de acordo com o jornal da cidade Oeste Goiano, com base em uma pesquisa realizada foi constatado que na área do ribeirão Santo Antônio, onde é feito a capitação de água, apenas 24% da área possui vegetação natural. Foi também levantado que devido á vazão de água existente, entre os meses de setembro e outubro de 2017 os recursos hídricos já não foram suficientes para atender a demanda de habitantes da cidade. (JORNAL OG, 2017)
– DIAGNÓSTICO DA EMPRESA
A empresa a ser implantada é uma empresa de geração de energia solar, pois conforme análise feita da região da cidade de Iporá, foi constatado que a mesma possui clima quente e seco, e grande parte do ano é acompanhada de sol com temperaturas elevadas. A localização geográfica seria próxima a subestação de energia que já existe na cidade, pois existe uma área vazia e com grande espaço disponível sem nenhum empecilho que possa interferir na captação dos raios solares.
...