ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO III
Casos: ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO III. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: jsbrasil • 24/2/2015 • 5.285 Palavras (22 Páginas) • 925 Visualizações
ANEXO I
PLANO DE ESTÁGIO
1- IDENTIFICAÇÃO
Estagiário: José Renato Marques dos Santos.
Ead: 00562040.
Período de Referência: 7º semestre.
Instituição: CRAS – Centro de Referência e Assistência Social.
Projetos: Desenvolvimento de programas e projetos de atenção básica.
Supervisora de Campo: Marcelo Silva Firme, CRESS: 7566.
Orientadora Acadêmica: Maria Santana Alves, CRESS: 7908.
Período: de 17 de Setembro a 29 de Outubro de 2014.
Dias e horário de estágio: Segunda - feira das 08:00 às 12:00 das 14:00 as 16:00 Terça - feira das 08:00 às 12:00 das 14:00 as 16:00
Quarta - feira das 08:00 às 12:00 das 14:00 as 16:00
Quinta - feira das 08:00 às 12:00 das 14:00 as 16:00
Dias e horário reservados para supervisão de campo: Quarta - feira das 14:00 às 16:00
Dias e horário reservados para orientação acadêmca: Segunda - feira das 18:00 às 19:20
Carga horária: Esse estágio para Intervenção totalizou uma carga horária de 150 horas.
2 - JUSTIFICATIVA
O Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) é um órgão que atua com famílias e moradores de áreas com maior índice de vulnerabilidade e risco social. Instalado em nova sede no bairro santa cruz na cidade de Luis Eduardo Magalhães –BA, Compõe de um espaço físico destinado a assistir indivíduos e famílias, que se encontra em situação de vulnerabilidade social, expostas aos riscos e fragilidades, tendo por perspectiva desenvolver ações e serviços preventivos, básicos e continuados, destinados ao fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, através de ações planejadas (MDS, 2009). Neste contexto, engloba a atenção a família, e a considera, segundo as diretrizes de acompanhamento familiar disponibilizada online pelo MDS (Ministério do Desenvolvimento Social).
como unidade de atenção que deve ser apoiada, visando à redução de suas vulnerabilidades e riscos sociais, garantindo-lhe o fortalecimento de seus vínculos e de suas funções de proteção. Tendo como principais focos: Participação da comunidade, bem como, o protagonismo da família; Respeito à diversidade; Inclusão social e mediação dos direitos; Proteção dos vínculos familiares e comunitários.
Assim, diante dos problemas causados pela doença do alcoolismo, como autor do Projeto de Intervenção: O impacto social do alcoolismo na vida das pessoas cadastradas no Programa Nossa Sopa, venho juntamente com o Assistente Social do (CRAS) – Centro de Referencia e Assistência Social, desenvolver um trabalho que tem por objetivo levar aos usuários do programa Nossa Sopa, conhecimento sobre a importância da prevenção da doença, orientar os jovens sobre os problemas ocasionados pelo alcoolismo, despertar o senso critico para que venham fazer suas escolhas de forma sadia.
3 - OBJETIVOS:
3.1 - OBJETIVO GERAL
Fazer com que o estagiário assimile a teoria exposta no curso com a prática de tudo que foi observado durante o estágio, levando a uma analise da prática e atuação de um assistente social, bem como de sua equipe de trabalho.
3.2 - OBJETIVOS PEDAGÓGICOS
Observar e compreender como os assistentes sociais do CRAS realizam suas atividades no dia a dia, bem como acompanhar o trabalho dos demais profissionais que integram a equipe.
4 - SUPERVISÃO DE CAMPO
Foi realizada durante a realização do estágio por meio do acompanhamento das atividades do Profissional de Serviço Social e de como o estagiário agia frente a cada situação vivênciada pela equipe, bem como a ação desenvolvida para a resolução do problema.
5 - ORIENTAÇÃO ACADÊMICA:
• Reuniões entre os alunos do estágio lII e a supervisora acadêmica para discutir a cerca das questões sociais identificadas durante o estágio;
• Acompanhamento individual da supervisora acadêmica com o estágiario na construção do plano de estágio lII;
• Reuniões entre supervisora de campo, orientador acadêmico e estágiario;
6 – AVALIAÇÃO
Buscou a transformação social do estagiario com objetivo de avanços e crescimento bem como encontros para análise da atuação do aluno durante o processo, para verificar se o estagiário correspondeu ou não com os objetivos propostos pela discíplina, assimilando e interagindo com o futuro ambiente de trabalho.
Luís Eduardo Magalhães 29 Outubro de 2014.
____________________________ _____________________________
Estagiário Supervisor de Campo
(Assinatura) (Assinatura e Carimbo)
_______________________________
Orientador Acadêmico
(Assinatura e Carimbo)
ANEXO II
FICHA DE SUPERVISÃO DE CAMPO
Estágio Curricular Obrigatório em Serviço Social III.
Nome do Aluno: José Renato Marques dos Santos.
Dia/Mês Horário Assuntos
...