EXERCÍCIOS DE AUDITORIA
Seminário: EXERCÍCIOS DE AUDITORIA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: PERO • 31/3/2014 • Seminário • 2.019 Palavras (9 Páginas) • 268 Visualizações
EXERCÍCIOS DE AUDITORIA
01- Marque V para as alternativas verdadeiras e F para as falsas:
I. Uma das características básicas da auditoria é testar a eficiência e eficácia do controle patrimonial implantado com o objetivo de expressar sua opinião sobre determinado dado, por meio do laudo. FALSO, pois se utiliza o parecer para exprimir opinião.
II. A auditoria deve ser estudada para minimizar a ocorrência de fraudes, por também ser uma ferramenta relevante na preservação dos ativos das empresas e por ser subsídio para investidores conhecerem a posição patrimonial, financeira, capacidade de gerar lucros e análise administrativa da empresa. VERDADEIRA
III. A Auditoria foi praticada na Itália entre o século XV ou XVI, mas seu reconhecimento oficial se deu na Inglaterra, que é considerada o berço da auditoria moderna, exportando para outros países. FALSO, pois seu reconhecimento se deu na própria Itália (Veneza), onde em 1581 foi constituído o primeiro Colégio de Contadores.
IV. O desenvolvimento da auditoria no Brasil teve influência tão somente da criação das normas de auditoria em 1972. FALSO, pois houve outros fatores que culminaram no desenvolvimento da Auditoria. Ex: Crescimento das empresas, Criação da CVM e da Lei das S/A 6.404 de 1976, Diversificação das atividades econômicas, dentre outras.
V. Os principais órgãos relacionados com os auditores no Brasil são: CVM, IBRACON, CFC, CRC, AUDIBRA e CPC. VERDADEIRA
VI. Auditoria pode ser definida como o levantamento, o estudo e a avaliação sistemática de transações, procedimentos, rotinas e demonstrações contábeis de uma entidade, com o objetivo de fornecer a seus usuários uma opinião imparcial e fundamentada em normas e princípios sobre sua adequação. Vale ressaltar que o controle interno também tem a mesma função, motivo pelo qual as normas técnicas são as mesmas para o exercício da função. FALSO, pois a função do controle interno é distinta da auditoria e as normas técnicas são distintas.
VII. O principal objetivo da auditoria é verificar se as demonstrações contábeis refletem adequadamente a situação patrimonial, financeira e econômica das empresas. Consiste em apontar erros e fraudes nas demonstrações contábeis. FALSO. O objetivo da auditoria não é apontar erros e fraudes, mas se encontrar deve constar do parecer.
VIII. Tanto o auditor independente ou externo quanto o interno ou operacional podem ser funcionários da empresa e o vínculo pode ser o contrato de trabalho. FALSO. O auditor externo é um prestador de serviços e, portanto deve ser contratado.
IX. O relatório principal do auditor interno é o de recomendações para melhoria dos controles internos e eficiência administrativa, já o do auditor da fazenda é o relatório do auditor independente. FALSO. O relatório da Auditoria da Fazenda é o Relatório Fiscal ou auto de infração.
X. O auditor externo jamais poderia ser engenheiro, arquiteto ou advogado, já que seu trabalho seria o exame das DC’s. VERDADEIRO. Só o profissional contador é que tem competência para examinar as D.C’s.
XI. As empresas são auditadas por obrigação legal, imposição de um banco para ceder empréstimo, imposição de fornecedor, como medida de controle interno, dentre outros motivos. VERDADEIRO.
XII. Em casos de compra, cisão e incorporação de empresas, há a necessidade de se fazer auditoria, podendo o processo ser dispensado em caso de fusão. FALSO. Aplica-se a auditoria em fusão também.
XIII. Para fins de consolidação das DC’s necessário se faz proceder à auditoria no que se refere à Cia Aberta que tiver investimentos em sociedades controladas. VERDADEIRO.
XIV. O auditor externo é um prestador de serviços. Ele executa seu trabalho em duas fases: preliminar e final. VERDADEIRO.
XV. Na fase final dos trabalhos de auditoria, é feita somente a apresentação do parecer, já que os demais procedimentos são feitos na fase preliminar. FALSO, pois na fase final se dá a análise final das D.C’s e posterior emissão de parecer.
XVI. Durante a execução do serviço de auditoria o auditor externo pode apresentar seus papéis de trabalhos sobre a empresa auditada apenas à alta administração. FALSO. Ninguém da empresa e terceiros poderão ter acesso aos papéis de trabalho do auditor.
02- Marque a única alternativa incorreta:
I. A CVM é uma entidade autárquica vinculada ao Ministério da Fazenda e funciona como órgão regulador do mercado de capitais no Brasil. É responsável pelo registro dos auditores externos ou independentes.
II. O AUDIBRA é uma sociedade de direito privado e não tem fins lucrativos.
III. O CFC e CRC representam entidades de classe dos contadores, sendo responsável pelo registro profissional da categoria contábil. Sua finalidade principal é o registro e a fiscalização da profissão de contabilista.
IV. O CPC Uma das necessidades para a implantação do CPC foi a convergência internacional das normas contábeis.
V. O CPC é totalmente autônomo das entidades representadas, deliberando por 2/3 de seus membros.
03- Corrija as informações que forem inverídicas:
I. O CPC foi idealizado a partir da união de esforços das seguintes entidades: ABRASCA, SUSEP, APIMEC NACIONAL, BOBESPA, CFC e IBRACON. A SUSEP não idealizou nem integra o CPC, é apenas convidada a participar das assembleias. Faltou FIPECAFI.
II. O CPC tem por objetivo o estudo, o preparo e a emissão de Pronunciamentos Técnicos sobre procedimentos de Contabilidade e a divulgação de informações dessa natureza, para permitir a emissão de normas pela entidade reguladora brasileira, visando à centralização e uniformização do seu processo de produção, levando em conta a convergência da Contabilidade Brasileira aos padrões internacionais.
III. Seis entidades compõem o CPC, tendo dois representantes cada uma. Nove dos representantes podem indicar outros membros do CPC.
IV. São convidados representantes do BACEN, CVM, SRF e SUSEP para participarem das assembleias. Os contadores representantes recebem, além da remuneração fixa, diária para cobertura de gastos com transporte e alimentação. Os contadores não recebem remuneração.
04- A auditoria é uma técnica autônoma da Ciência Contábil, razão pela qual tem por objeto perfeitamente identificado e definido, sendo este não apenas único, mas também múltiplo, conforme o entendimento
...