Educação Ambiental
Dissertações: Educação Ambiental. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: marcio140412 • 11/10/2013 • 1.154 Palavras (5 Páginas) • 257 Visualizações
EDUCAÇÃO AMBIENTAL
No Brasil observamos que a educação ambiental em geral não é bem vista como prioridade mesmo por que isso não tem ajuda política, os nossos governadores fazem pouco caso, ficando exclusivamente nas costas dos professores educadores que com suor fazem o que podem para acrescentar educação na vida de crianças e principalmente nas regiões carentes do nosso país.
Mas com tudo a educação ambiental nos mais baixo níveis escolares nos levam sim a ter esperança de que pode haver mudanças significativas pata termos um mundo melhor, preservando o mundo que vivemos expandindo nossa mente que podemos nos prevenir de doenças, cuidar do que nos pertence, não importando qual é a etnia, classe social, município, estado, somos todos iguais e moramos neste planeta e sem ele não sobreviveríamos.
A educação para o futuro sustentável significa incluir quesões-chave sobre o desenvolvimento sustentável no ensino e na aprendizagem, mudança climática, redução de risco de desastres, biodiversidade, redução da pobreza e consumo sustentável. Também requer métodos participativos de ensino e aprendizagem para motivar e empolgar alunos a mudar seus comportamentos e tomar atitudes em favor do desenvolvimento sustentável.
Isso requer mudanças profundas no modo que a educação é freqüentemente praticada hoje.
Esse esforços educacionais irá incentivar mudanças de comportamentos que virão a gerar um futuro mais sustentável em termos da integridade ambiental, da viabilidade econômica e de uma sociedade justa para gerações presentes e futuras. Isso representa uma nova visão da educação capaz de ajudar pessoas de todos as idades a entender melhor o mundo em que vivemos
O QUE É EDUCAÇÃO AMBIENTAL?
A Educação Ambiental é um processo participativo, onde o educando assume o papel de elemento central do processo de ensino/aprendizagem pretendido, participando ativamente no diagnóstico dos problemas ambientais e busca de soluções, sendo preparado como agente transformador, através do desenvolvimento de habilidades e formação de atitudes, através de uma conduta ética, condizentes ao exercício da cidadania.
VALORES DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL
A Educação Ambiental deve buscar valores que conduzam a uma convivência harmoniosa com o ambiente e as demais espécies que habitam o planeta, auxiliando o aluno a analisar criticamente o princípio antropocêntrico, que tem levado à destruição inconseqüente dos recursos naturais e de várias espécies. É preciso considerar que:
A natureza não é fonte inesgotável de recursos, suas reservas são finitas e devem ser utilizadas de maneira racional, evitando o desperdício e considerando a reciclagem como processo vital;
As demais espécies que existem no planeta merecem nosso respeito. Além disso, a manutenção da biodiversidade é fundamental para a nossa sobrevivência;
É necessário planejar o uso e ocupação do solo nas áreas urbanas e rurais, considerando que é necessário ter condições dignas de moradia, trabalho, transporte e lazer, áreas destinadas à produção de alimentos e proteção dos recursos naturais.
A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA
A escola é o espaço social e o local onde o aluno dará seqüência ao seu processo de socialização. O que nela se faz se diz e se valoriza representa um exemplo daquilo que a sociedade deseja e aprova. Comportamentos ambientalmente corretos devem ser aprendidos na prática, no cotidiano da vida escolar, contribuindo para a formação de cidadãos responsáveis.
Considerando a importância da temática ambiental e a visão integrada do mundo, no tempo e no espaço, a escola deverá oferecer meios efetivos para que cada aluno compreenda os fenômenos naturais, as ações humanas e sua conseqüência para consigo, para sua própria espécie, para os outros seres vivos e o ambiente. É fundamental que cada aluno desenvolva as suas potencialidades e adote posturas pessoais e comportamentos sociais construtivos, colaborando para a construção de uma sociedade socialmente justa, em um ambiente saudável.
Com os conteúdos ambientais permeando todas as disciplinas do currículo e contextualizados com a realidade da comunidade, a escola ajudará o aluno a perceber a correlação dos fatos e a ter uma visão holística, ou seja, integral do mundo em que vive. Para isso a Educação Ambiental deve ser abordada de forma sistemática e transversal, em todos os níveis de ensino, assegurando a presença da dimensão ambiental de forma interdisciplinar
...