Equações Diferenciais Etapa I E II
Trabalho Escolar: Equações Diferenciais Etapa I E II. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: jandersondasilva • 18/11/2013 • 723 Palavras (3 Páginas) • 326 Visualizações
ETAPA 1
• PASSO 1
Através das equações diferencias podemos calcular diversos problemas de engenharia e sistemas físicos, que dão-se através de uma variável x, função de uma variável y, derivadas de y e derivadas de x. Como no exemplo:
As equações se subdividem em dois tipos: As equações de Primeira ordem e Segunda Ordem.
- Equações de primeira Ordem
As equações de primeira ordem são equações cuja derivada é de ordem um.
Podemos verificar o uso de uma equação de primeira ordem em uma sistema físico no exemplo a seguir:
Considere um corpo de massa m caindo na atmosfera. Se desprezarmos a resistência do ar, chamando de v sua velocidade em um determinado instante de tempo t e de sua aceleração, a única força atuante é a do seu próprio peso p=m.g, onde g é a constante gravitacional. Pela segunda lei de Newton teremos
Se o objeto partiu do repouso, sua velocidade inicial v=0, e, então , v(t)=g.t. Se o objeto partiu com velocidade inicial v(0) = Vo, então V(t)=gt+Vo. A equação nos diz que toda solução v(t) tem inclinação g, isto é, a velocidade não varia com o tempo e tem sempre a mesma inclinação. Isto é mostrado no gráfico abaixo, chamado de campo de direções ou vetores, onde desenhamos pequenos segmentos de reto com coeficiente angular g=9,8. Chamando de x(t) a
Posição do objeto em cada instante de tempo t, temos que
- Equações de Segunda Ordem
As equações de segunda ordem são equações cuja derivada é de ordem dois.
• PASSO 2
Métodos para integrações de funções de uma variável:
O método para resolução de funções variáveis pode ser realizado de duas formas, pelo método de separação de variáveis e rela resolução das funções:
O método de separação de variáveis consiste em separar as variáveis x de y, para depois realizar a integração. Porém este método não é possível em todos os casos.
O método de resolução das funções consiste em primeiramente integrar em função de x, para depois integrar em função de y. Para realizar este cálculo, primeiramente devemos saber se a equação é exata.
Uma equação exata é quando a derivada em relação a x é igual a em relação a y.
• Passo 3
A seguir serão apresentados os métodos de resolução de equações separáveis e lineares de primeira ordem.
- Equações Separáveis
O método de separação de variáveis de aplica a equações do tipo
Assim,
O que é igual a
- Equações Lineares
São equações do tipo
A equação pode ser reescrita
Para se encontrar uma solução para a equação linear, a ideia é transformar o lado esquerdo em o. Depois multiplicamos o lado esquerdo por uma função de modo que ela se transforme na derivada do produto de duas funções.
Assim,
• Passo 4
A modelagem matemática de circuitos elétricos é baseada nas leis de Kirchhoff.
...