Ergonomia
Seminário: Ergonomia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: magno.borges • 19/10/2014 • Seminário • 233 Palavras (1 Páginas) • 221 Visualizações
Ergonomia
Associada ao entendimento das interações entre seres humanos e outros elementos de uma sistema a ergonomia (ou "fatores humanos”) também é a profissão que aplica teorias e métodos para otimizar o bem-estar humano e o desempenho geral de um sistema.
Um pouco de História
As primeiras doenças e lesões foram escrita pelo médico Bernardino Ramazzini (1633-1714), em sua publicação de 1700 "De Morbis Artificum" (Doenças ocupacionais) ,onde discrimido por seus colegas, visitava os locais de trabalho de se pacientes afim de identificar a causa de seus problemas. Só em 1857 foi usado o termo ergonomia em um artigo de Wojciech Jastrzębowski, derivado das palavras gregas ergon (trabalho) e nomos (lei natural).
Áreas
A ergonomia divide-se em três áreas, sendo elas:
Ergonomia Física: ligada as respostas do corpo humano às cargas físicas e mentais associada a assuntos como manipulação de materiais, arranjo físico de estações de trabalho, demandas do trabalho e fatores tais como repetição, vibração, força e postura estática, relacionada com lesões músculo-esquelética.
Ergonomia Cognitiva: refere-se aos processos mentais, tais como percepção, atenção, cognição, controle motor e armazenamento e recuperação de memória, identificando a forma que eles afetam as interações entre seres humanos e outros elementos de um sistema
Ergonomia Organizacional: trata da otimização, incluindo sua estrutura organizacional, políticas e processos, também esta associada a trabalho em turnos, programação de trabalho, satisfação no trabalho, teoria motivacional, supervisão, trabalho em equipe, trabalho à distância e ética.
...