TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ergonomia

Projeto de pesquisa: Ergonomia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/11/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.107 Palavras (5 Páginas)  •  804 Visualizações

Página 1 de 5

Introdução

A ergonomia é o estudo científico das relações entre o homem e o ambiente de trabalho, incluindo equipamentos, aparelhos, ferramentas, materiais e métodos. A Norma Regulamentadora nº 17, do Ministério do Trabalho e Emprego, descreve os requisitos mínimos de condições ao trabalhador, tais como as características dos assentos nos postos de trabalho.

A não aplicação da norma pode gerar sanções aos condomínios, inclusive multas. Na NR 17 há especificações sobre as cadeiras, por exemplo: "Para quem trabalha na posição sentada, por exemplo, é obrigatório o fornecimento de cadeira com encosto e apoio lombar, regulagem de altura, pés com rodízios e revestimento com material macio. Isso porque o trabalhador pode sofrer de doenças posturais, como lombalgia (dor nas costas), escoliose, etc.”.

Para realizar a observações sobre o trabalho de um porteiro, foi feita a visita no condomínio vila pires, com o objetivo de avaliar os diversos aspectos que envolvem essa atividade. As visitas foram feitas em dois momentos: primeiro em um horário em que a carga de trabalho era pequena, sendo possível fazer uma entrevista com esse porteiro e depois em um horário mais movimentado, quando ocorre a entrada e saída de moradores

O porteiro entrevistado se chama Pedro e trabalha há 3 anos no condomínio, sendo uma empresa contratada para terceirizar os serviços de portaria.

Em seu trabalho ele tem como funções prescritas: o controle de entrada e saída de pessoas na portaria principal desse condomínio, abrir e fechar a garagem (o controle fica fixo em sua guarita e é o único que possui acesso ao mesmo), atender telefonemas e garantir a segurança das pessoas que mora no condomínio, funcionando como um primeiro filtro e receber cartas/encomendas.

Condições de trabalho

Para que o trabalho na portaria seja bem desenvolvido é necessário um mínimo de condições. Por isso foi avaliado as condições de trabalho que esse porteiro tem ao seu dispor. Separamos em seis categorias: carga de trabalho, conforto, necessidades básicas, comunicação, segurança e visibilidade.

Em relação à carga de trabalho, conta com quatro porteiros trabalhando no condomínio: dois durante o dia, com escalas de sete horas, e dois à noite, com escalas de doze por trinta e seis horas. “Para domingos e feriados é contratado um foguista e, em caso de ausências imprevistas, como por motivos de falecimento ou nascimento u nascimento na família, um funcionário cobre o horário do outro”.

No aspecto do conforto, podemos citar:

* Existência de um ventilador.

* Há uma cadeira que já não tem mais sua regulação.

* Sua guarita tem um bom espaço.

* Um espaço para descanso.

* Ele tem um rádio, para distraí-lo em horários livres.

Já no aspecto de necessidades básicas, podemos mencionar:

* O banheiro e o bebedouro são perto de seu local de trabalho.

* O horário de intervalo é de uma hora.

* Seu horário de lanche a duração é de 15 minutos.

Em relação à comunicação, ficam colados na parede os ramais dos apartamentos lá e caso seja necessário, em caso de eventos que fogem a rotina normal do condomínio ele devera ser informado.

No que se refere à segurança, o vidro da cabine é todo com insulfilm, possibilitando assim que o porteiro veja quem está do lado de fora, mas quem está do lado de fora não veja ele. O condomínio possui um sistema de identificação pela chave que facilita a identifica o morador.

Na questão da visibilidade, o porteiro conta com uma câmera de segurança que mostra a entrada das garagens, além disso, da sua guarita é possível enxergar esses dois portões, dependendo da situação pode ser necessário que ele se locomova para que haja uma melhor visão.

Problemas

Ao longo da entrevista foi possível identificar uma série de fatores que podem contribuir de forma prejudicial à saúde física e psicológica do porteiro. Portanto, há a necessidade de ajuste de alguns fatores para melhorar a qualidade de trabalho de porteiro. Separado novamente em categorias para fica mais fácil o entendimento:, conforto, necessidades básicas e segurança.

Em relação ao conforto, existem pequenos problemas que podem afetar o desempenho do porteiro, no caso existe uma cadeira que não possui ajuste para o funcionário, gerando um desconforto para o mesmo, como o trabalho é na maior parte sentada, essa cadeira pode vir causar algum problema físico para o porteiro.

Sobre necessidades básicas, o maior problema era que o bebedouro era longe da portaria, por isso caso ele sentisse necessidade de beber água teria que deixar a portaria sem ninguém, mas recentemente esse problema foi resolvido.

Visando analisar as falhas de estrutura de segurança o porteiro nos relatou a vulnerabilidade do portão da garagem. Este portão caso seja levantado sai do trilho e é facilmente aberto. Outro ponto relatado foi o baixo número de câmeras e o grande número de pontos cegos nas atuais câmeras.

Aspecto cognitivo do trabalho

Podemos perceber que a maior exigência para um porteiro é na dimensão cognitiva, pois ele precisa ter uma boa memória, saber lidar com pessoas e situações diferentes, precisa ser calmo e ter uma boa capacidade de análise da situação.

O aspecto da memória é muito importante e é necessário pelo menos ter uma noção, pois uma pessoa estranha pode acabar entrando no condomínio, e é uma tarefa muito difícil. Pois além de ter uma grande quantidade de pessoas entrando e saindo, todo ano ainda têm novos moradores e com eles é necessário um tempo para adaptação. Caso surja alguma dúvida, o procedimento padrão é pedir para que a pessoa se identifique.

Pedro lida com pessoas de diversas idades em um mesmo dia, para isso é necessário um grande esforço cognitivo, pois a idade de cada pessoa determina o jeito de agir, para isso é necessária uma sensibilidade muito boa da situação.

Conclusão

No decorrer desse trabalho foi possível perceber como a função cognitiva tem um papel muito importante na qualidade do trabalho desse porteiro porque é necessária uma boa memória e a identificação de como agir em diferentes contextos, ou seja, a capacidade de lidar com as variabilidades.

Pela entrevista e nossas observações, o porteiro tem uma boa capacidade de lidar com essa variabilidade e até por isso foi contratado para essa função. É fácil perceber, pois dos porteiros ele é o que mais trabalha nesses horários em que a variabilidade e o movimento são máximos que são os horários de entrada e saída.

Também percebemos que muitas condições ainda podem ser melhoradas para que seu trabalho seja ainda melhor, como a implementação de mais câmeras onde seja avaliado o posicionamento das mesmas para não ter problema com o sol. A troca da cadeira para um maior conforto e menor dano a coluna.

É essencial para a segurança que haja uma correção nos portões para que não funcionem mais manualmente e a troca do cano ou uma melhor fixação também seria necessária.

...

Baixar como  txt (7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »