Esperança e Desamparo no Suriname
Por: jumb • 28/5/2017 • Monografia • 4.110 Palavras (17 Páginas) • 172 Visualizações
FACULDADE DE SAÚDE PÚBLICA
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
BACHARELADO EM SAÚDE PÚBLICA
DANIELY SOARES LINO DE ALMEIDA
JOSÉ MURAKAMI JÚNIOR
MAURILIO FERRAZ DE ALMEIDA JUNIOR
THAIS FRANÇA DA ROCHA
ESPERANÇA E DESAMPARO NO SURINAME
Trabalho apresentado à Universidade de São Paulo; como exigência à disciplina de Relações saúde e ambiente na perspectiva macro socioambiental no curso de graduação em Saúde Pública.
Docente: Frida Marina Fischer
SÃO PAULO
2017
SUMÁRIO
RESUMO 1
ABSTRACT 4
INTRODUÇÃO 4
METODOLOGIA 4
REVISÃO DE LITERATURA 4
CAPÍTULO 1 4
EMPREGABILIDADE NO BRASIL 2
INTRODUÇÃO 3
TERMO EMPREGABILIDADE 3
COMPETÊNCIAS, HABILIDADES E OS SEIS PILARES DA EMPREGABILIDADE 3
CAPÍTULO 2 4
TRÁFICO DE PESSOAS 5
CAPÍTULO 3 4
SURINAME 2
DADOS SOCIAIS 3
CAPÍTULO 4 4
ESPERANÇA E DESAMPARO NO SURINAME 5
CAPÍTULO 5 4
BROKOPONDO WATRA WOOD INTERNATIONAL (BWWI) 5
HISTÓRIA 3
COLHEITA DE ÁRVORES 3
CAPÍTULO 6 4
CONDIÇÕES ANÁLOGAS À ESCRAVIDÃO E ATUAÇÃO DO MPT 6
ESPERANÇA E DESAMPARO NO SURINAME
EXPECTANCY AND HELPLESSNESS IN SURINAME
DANIELY SOARES LINO DE ALMEIDA
JOSÉ MURAKAMI JÚNIOR
MAURILIO FERRAZ DE ALMEIDA JUNIOR
THAIS FRANÇA DA ROCHA
RESUMO
Considerando a saúde em seu conceito mais amplo avaliar a qualidade das relações de trabalho torna-se essencial para a Saúde Pública. Baseando-se em dados bibliográficos, exploramos temas como: tráfico de pessoas, empregabilidade no Brasil, exploração do trabalho e outros com a finalidade de entender o cenário vulnerável, insalubre e degradante à que alguns trabalhadores brasileiros são expostos em outros países, no estudo em questão - Suriname.
Palavras-chave: Trabalho, extração de madeira submersa, Suriname, tráfico de pessoas.
ABSTRACT
INTRODUÇÃO
Em tempos pós-modernos, é esperado pela sociedade que as relações de trabalho avancem no sentido de garantir a segurança e o respeito ao trabalhador. Todavia, com base na matéria “Esperança e desamparo no Suriname”, da revista Labor, e debruçando-se sobre os temas de escravidão brasileira no século XXI, atuação do Ministério Público do Trabalho e tráfico de seres humanos no Brasil, nesse trabalho, foi possível constatar que não houve pleno cumprimento das metas na erradicação.
Exploramos como são as relações de trabalho que interferem na salubridade e liberdade do indivíduo, trazendo o que possibilita a existência, além de deixar clara a percepção da necessidade do aumento da qualidade de atuação da Saúde Pública e, inevitabilidade, do questionamento social em relação aos temas aqui apresentados
METODOLOGIA
Foi realizada uma pesquisa bibliográfica à revista Labor onde o tema escolhido para estudo foi: “Esperança e desamparo no Suriname”. A pesquisa bibliográfica, além de recuperar o conhecimento sobre o tema e permitir um novo olhar foi do tipo exploratória em que outras fontes foram utilizadas para dar sustentação ao trabalho. A abordagem da pesquisa foi qualitativa onde o grupo fez uma descrição do tema em estudo sendo, finalmente, concluída utilizando o recurso de apresentação prezi.
REVISÃO DE LITERATURA
Apresenta como referência principal o artigo da revista Labor. Além disso, um levantamento de trabalhos científicos atualizados, notícias dos principais veículos de comunicação, site do Ministério Público do Trabalho e outros órgãos públicos para oferecer embasamento para a discussão.
CAPÍTULO I
EMPREGABILIDADE NO BRASIL
INTRODUÇÃO
O tema proposto surgiu a partir de uma exigência do mercado atual pela busca de profissionais cada vez mais competentes, atualizados e preparados para atuar nas organizações. Segundo Almeida (2006) em que cita um artigo de Nancy Malschitzky, a empregabilidade está relacionada a qualquer modalidade de trabalho, seja na montagem do próprio negócio ou na prestação de serviços como empregado de uma pequena, média ou grande empresa. É preciso estar respaldado em raízes fortes que fomentem o crescimento e a transformação profissional.
O atual contexto exige profissionais cada vez mais preparados e conscientes de sua atuação. O termo empregabilidade traz elementos essenciais para se pensar em todo e qualquer profissional, pois exige capacidade e adequação do profissional ao mercado de trabalho.
O desenvolvimento de competências e habilidades torna-se uma premissa para o ingresso de profissionais em um mercado tão competitivo e veloz. A sociedade contemporânea e os avanços tecnológicos contribuem para a visão e atenção a esse novo olhar voltado para a empregabilidade.
TERMO EMPREGABILIDADE
O termo empregabilidade, segundo Almeida (2006) baseia-se na recente nomenclatura dada à capacidade de adequação do profissional ao mercado de trabalho. Quanto mais adaptado o profissional, maior sua empregabilidade.
Almeida (2006, p. 112) cita um trecho do artigo de Nancy Malschitzky “Entende-se por empregabilidade a busca constante do desenvolvimento de habilidades e competências agregadas por meio do conhecimento específico e pela multifuncionalidade, as quais tornam o profissional apto à obtenção de trabalho dentro ou fora da empresa.”
...