Estado e capitalismo
Relatório de pesquisa: Estado e capitalismo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: jcosta2310 • 3/12/2014 • Relatório de pesquisa • 218 Palavras (1 Páginas) • 302 Visualizações
Estado e ao Capitalismo.
4 – A grande crise do capital e a condição da política social
Foi ao longo da segunda metade do século XIX e inicio do século XX, que as bases que sustentavam os argumentos liberais, como o individualismo econômico, foram enfraquecendo, e os movimentos operários passaram a ocupar cada vez mais os espaços políticos e sociais, fazendo com que a burguesia detentora do poder passasse a reconhecer alguns dos direitos reivindicados pela classe operária como os de cidadania e de política social.
Onde a concentração do capital contribuíram para este enfraquecimento, os empreendedores que antes eram movidos pelo moralismo, passaram a buscar dinheiro emprestados pelos bancos, surgindo assim o capital financeiro.
Foi com a grande depressão, ou seja, com a crise mundial do capitalismo, que se iniciou em 1929-1932, que se instaurou uma desconfiança de que o liberalismo econômico poderia ser errado, onde a partir daí surge a revolução socialista. Assim as políticas sociais começaram a crescer lentamente,,com mudanças na atitude da burguesia que antes era regida do mercado.
E neste contexto as políticas sociais se generalizaram fazendo surgir o movimento operário, em busca de condições trabalhistas que realmente pudessem melhorar suas vidas.
5 -
conclusão
Para os direitos dos trabalhadores o que se pode dizer do Estado é mínimo, para que não tenha interferência na economia não reconhece esses direitos.
...