Estrutura Residencial para Pessoas Idosas
Por: Ana Garrido • 30/11/2018 • Trabalho acadêmico • 3.075 Palavras (13 Páginas) • 160 Visualizações
Instituto Superior de Ciências Educativas[pic 1]
Departamento das Ciências Sociais e Humanas
Curso: Educação Social
Código Deontológico do Técnico Superior de Educação Social
Docente: Paula Alexandra Nascimento
Discente: Ana Sofia Garrido
ISCE/Odivelas
03 de fevereiro de 2018[pic 2]
Índice
1. Introdução 3
2. Fundamentação do Código Deontológico do Técnico Superior de Educação Social …………………………………………………………………………………………………………………………………………4
2.1. Capítulo I – Visão Geral 4
2.2. Capítulo II – Princípios Fundamentais 5
2.3. Capítulo III – Responsabilidade 5
2.4. Capítulo IV – Exercício da Profissão 6
2.5. Capítulo V – Relações Institucionais 7
2.6. Capítulo VI – Relação com os sujeitos de Educação 7
2.7. Capítulo VII – Relação Interdisciplinar 8
2.8. Capítulo VIII – Relação com Entidades Patronais 8
2.9. Capítulo IX – Sigilo Profissional e Capítulo X- Técnicas Utilizadas 8
2.10. Capítulo XI – Honorários 9
2.11. Capítulo XII – Publicidade Profissional 9
2.12. Capítulo XIII – Declarações Públicas 9
2.13. Capítulo XIV – Comunicações Científicas e Publicações 9
3. Conclusão 11
4. Referências 12
Introdução
No âmbito da Unidade Curricular de Ética e Deontologia em Educação Social, do curso de Educação Social, do Instituto Superior de Ciências Educativas é proposto uma construção de um novo código Deontológico.
Desde a altura que se originou a Associação dos Profissionais e Técnicos Superiores de Educação Social (APTSES), que houve uma grande preocupação pela elaboração de um novo Código Deontológico do Técnico Superior de Educação Social, que segue as novas exigências profissionais que têm sido impostas a estes profissionais.
Um Código Deontológico precisa de criar princípios e regras, no quadro de uma ética profissional.
Este trabalho possui uma fundamentação de cada capítulo do Código Deontológico dos Técnicos Superiores de Educação Social, baseada em autores e em legislação. A fundamentação do código Deontológico tem como objetivo descobrir situações que possam estar menos bem aqui presentes, de forma a melhorar o código e ajudar estes profissionais a dar soluções mais viáveis à sua comunidade, onde exercem a sua profissão.
Fundamentação do Código Deontológico do Técnico Superior de Educação Social
Capítulo I – Visão Geral
Os profissionais precisam de seguir normas fundamentadas em conhecimentos éticos e seguir os princípios da profissão. Segundo Paiva (2010), o Código Deontológico do Técnico Superior de Educação Social, demonstra o dever profissional, tendo as normas, os deveres e as proibições. Também para o autor, o código auxilia na defesa da qualidade dos serviços prestados dos Educadores Sociais, fortalecendo a sua identidade profissional.
Assim sendo, o Código Deontológico deve ser utilizado como um instrumento profissional, onde o Técnico Superior de Educação Social deve ter o compromisso com os valores morais e princípios éticos contidos no mesmo.
De acordo com Paiva e Salles (2010), a construção de um código deontológico tem de ser realizado de acordo com duas grandes preocupações, ou seja, em primeiro deve-se tornar o Código num instrumento efetivo da profissão e torná-lo num aliado na mobilização e qualificação dos Técnicos Superiores de Educação Social diante dos enormes desafios que possam encontrar na sociedade. E em segundo lugar, deve –se constituir este código como um mecanismo útil e seguro de defesa do exercício profissional, de forma a garantir a legalidade dos seus preceitos.
Simões (2009), considera que nas relações de trabalho, o profissional é vinculado às exigências capitalistas, sendo as forças de trabalho direcionadas à diminuição de custos e ao aumento de competitividade. Neste sentido, o Técnico Superior de Educação Social deve desenvolver qualidades pessoais que possam dar soluções no seu local de trabalho.
Também para Simões (2009), o Código Deontológico tem como objetivo o reconhecimento da liberdade como valor ético, estando vinculada à autonomia, emancipação e plena expansão dos indivíduos sociais.
...