Ficha De Leitura Estado, Política Educacional E Direito à Educação No Brasil : ' O Problema Maior é O De Estudar '
Pesquisas Acadêmicas: Ficha De Leitura Estado, Política Educacional E Direito à Educação No Brasil : ' O Problema Maior é O De Estudar '. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: izamar • 22/6/2014 • 792 Palavras (4 Páginas) • 2.225 Visualizações
Disciplina: Política Educacional e Estrutura de Ensino
FICHA DE LEITURA
TÍTULO DO ARTIGO:
Estado, política educacional e direito à educação no Brasil: “O problema maior é o de estudar”.
AUTOR (ES):
Gilda Cardoso de Araújo
REFERÊNCIAS:
ARAUJO, G. C. Estado, política educacional e direito à educação no Brasil: “O problema maior é o de estudar”. Educar em Revista, Curitiba, Brasil, n. 39, p. 279-292, jan./abr. 2011. Editora UFPR.
INFORMAÇÕES BÁSICAS SOBRE O AUTOR (ES):
Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP), Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). E-mail: gilda.vix@terra.com.br
PALAVRAS-CHAVE:
Problema de acesso, Desigualdade social e regional, Sistema nacional de educação, Permanência na escola, Política Educacional.
RESUMO
O artigo basicamente trata das políticas educacionais brasileiras, da falta de acessibilidade, garantia de permanência na escola, desigualdades sociais, como os principais problemas do sistema nacional. O texto destaca pesquisas que revelam dados de matrículas, abandono e reprovação por região e mostra que a maior concentração de abandono, reprovação e analfabetismo está concentrada na região norte e nordeste do país.
Enfim, o texto retrata a realidade educacional brasileira e procura estabelecer um desafio, a universalização da educação em caráter público e igualitário parece ainda uma utopia, entretanto metas a serem pensadas.
CITAÇÕES IMPORTANTES
1º ¨Filho vir da escola problema maior é o de estudar, que é pra não ter meu trabalho e vida de gente levar. ¨
(Canção do Sal – Milton Nascimento)
2º ¨O direito à educação traz uma potencialidade emancipatória do ponto de vista individual e igualitário do ponto de vista social (...) ¨ (SACRISTÁN, 2000).
3º ¨ (...) no Brasil do século XXI, um sistema educação que possa ser denominada nacional dada às profundas disparidades entre redes, sistemas de ensino, entre dados e regiões. ¨
CONTEÚDO ESPECÍFICO DO TEXTO (Em até 3 linhas)
Identifica os problemas de acessibilidade, permanência e a qualidade da educação brasileira oferecendo proposta para superação dessas disparidades. Apresentando ideias acerca de uma mobilização social e cultural onde a busca pela educação e cultura tornara os indivíduos independentes e com representação social.
CONTEXTUALIZAÇÃO
...