Fichamento PIERRE, Bourdieu. O Camponês E Seu Corpo
Casos: Fichamento PIERRE, Bourdieu. O Camponês E Seu Corpo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Josael • 6/3/2015 • 376 Palavras (2 Páginas) • 2.595 Visualizações
PIERRE, Bourdieu. O camponês e seu corpo. In: Revista de Sociologia e Política N° 26:83-92. Junho, 2006.
- Estudo realizado no Béarn, no Sudoeste da França em 1960.
- Bourdieu mostra como as posições econômicas e sociais influenciam no crescimento da taxa de celibato em uma sociedade camponesa.
- Consciência incorporada (adquirida pelos homens através de sua posição social).
- apresenta a cena de um “baile” no qual os solteiros se reúnem a parte, essa cena reflete o choque cultural entre o campo e a cidade.
“Os bailes que periodicamente se realizam no bourg ou nos vilarejos vizinhos se tornam a única ocasião socialmente aprovada de encontro entre os sexos. Em consequência, esses bailes oferecem uma ocasião privilegiada para se compreender a raiz das tensões e dos conflitos”. P. 84
- O corpo camponês passa ser associado as atividades desenvolvidas no espaço rural.
- influencia exercida pelo lugar em que reside tanto para homens quanto para as mulheres.
- O autor faz uma descrição do espaço e comportamento das pessoas no baile
“Esse pequeno baile do interior dá ocasião a um verdadeiro choque de civilizações. Nele é todo o mundo da cidade, com seus modelos culturais, sua música, suas danças, suas técnicas corporais, que interrompe a vida camponesa”. P. 85
“Aparência percebida, em particular pelas jovens, como símbolo da condição econômica e social”. P.86
- Camponês percebido como “coruja”, pouco sociável, desajeitado, grosseiro. (remete a ideia do rural atrasado em contraposição ao urbano moderno)
- Corpo camponês estereotipado pelas impressões sociais.
“A condição econômica e social influi na tendência para o casamento, principalmente por meio da consciência que os homens adquirem dessa situação”. P.87
“Mulheres muito mais aptas e mais dispostas que os homens para adotar modelos culturais urbanos, tanto culturais como indumentário isso se deve a diversas razões convergentes”. P. 88
- fascínio exercido pela cidade e os homens citadinos nas jovens camponesas.
“As moças emprestam também os modelos da relação entre sexo e um tipo de homem ideal, totalmente oposto ao camponês rústico”. P.89
“ vivenciada como uma mutilação social, a condição determina, em muitos casos, uma postura de resignação e de renúncia, consequência da falta de futuro a longo prazo”. P.90
“ O drama do solteiro é muitas vezes redobrado pela pressão da família, desesperada por vê-lo permanecer nessa situação”. P.91
- A sociologia visa restituir sentido a ação dos homens.
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