Finanças Empresariais
Casos: Finanças Empresariais. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: criskonzen • 27/5/2014 • 1.515 Palavras (7 Páginas) • 224 Visualizações
1 INTRODUÇÃO
No cenário do mundo atual, observa-se cada vez mais que para sobreviver na arena dos negócios empresarias o mercado busca profissionais qualificados e com visão difusa para gerir os processos. O orçamento vem agregar informações rápidas e eficientes. Mesmo que sua implantação seja complexa ele pode trazer benefícios que contribuirão para reduzir a margem de erro, a redundância de informações e a maximização de lucros da empresa.
Com base nos dados da empresa será elaborado o DRE, Fluxo de Caixa, Orçamento de Vendas e Orçamento de Produção, para poder demostrar com mais facilidade as informações financeiras e orçamentárias aos Sócios da empresa GM Indústria e Comércio de eletrônicos S/A, Gabriele e Marcos, que após longo estude de mercado decidem iniciar suas atividades com a fabricação de um novo produto chamado “Beta”.
2 DESENVOLVIMENTO
O fluxo de caixa é um dos instrumentos mais utilizados pelo administrador financeiro na gestão empresarial. A partir de um fluxo de caixa projetado a empresa possui uma ferramenta importante aos administradores para a tomada de decisões. Após o levantamento dos dados extraídos de cada departamento da empresa, os mesmos são tabelados para formar o fluxo projetado. Com base em períodos anteriores é possível projetar as receitas e as despesas que irão acontecer no período projetado. Assim, após o ocorrido os dados são comparados para avaliar o que aconteceu com o que havia sido projetado. Caso ocorra algum fato que não estava previsto, isso faz com que sejam alterados os dados para o período projetado.
Para melhor representar segue o DRE e Fluxo de caixa utilizando as informações coletadas na empresa GM Indústria e Comércio de Eletrônicos S/A, sabendo que os sócios dispõem de R$ 250.000,00 para investir no projeto.
O Orçamento Empresarial é a parte de um plano financeiro estratégico que compreende a previsão de receitas e despesas futuras para a administração de determinado exercício (período de tempo). Aplica-se tanto ao setor governamental quanto ao privado, pessoa jurídica ou física. O orçamento é uma ferramenta muito importante para o sucesso de qualquer organização, em especial as indústrias.
A GM Indústria e Comércio de Eletrônicos S/A recebera suas vendas 1/3 a vista e o restante em 30 e 60 dias, demostradas na tabela abaixo.
Os fornecedores serão pagos 50% a vista e 50% para 30 dias, conforme demostrado na tabela abaixo.
O custo de oportunidade é um termo usado em economia para indicar custo de algo em termos de uma oportunidade renunciada, ou seja, o custo, até mesmo social, causado pela renúncia do ente econômico, bem como os benefícios que poderiam ser obtidos a partir desta oportunidade renunciada ou, ainda, a mais alta renda gerada em alguma aplicação alternativa.
A finalidade do Orçamento de Vendas é a de determinar a quantidade e o valor total dos produtos a vender, bem como calcular os impostos, a partir de projeções de vendas e laboradas pelas unidades de venda e/ou executivos especialistas em "Marketing”. Esse orçamento é complementado com o Orçamento de despesas de vendas. Com a projeção de vendas para o primeiro, segundo e terceiro trimestre com os devidos tributos sem o faturamento segue o Orçamento de Vendas da empresa GM Indústria e Comércio de Eletrônicos S/A.
Segue o Orçamento de Produção do primeiro, segundo e terceiro trimestre, considerando que a empresa tem como política de estoque manter uma quantidade de 10% das vendas do trimestre seguinte.
O tempo decorrido entre o investimento inicial e o momento no qual o lucro líquido acumulado que se iguala ao valor desse investimento é denominado com Payback Descontado e pode ser;
• Nominal, se calculado com base no fluxo de caixa com valores nominais,
• Presente líquido, se calculado com base no fluxo de caixa com valores trazidos ao valor presente líquido.
Qualquer projeto de investimento possui de início um período de despesas (em investimento) a que se segue um período de receitas liquidas (liquidas dos custos do exercício). As receitas recuperam o capital investido. O período de tempo necessário para as receitas recuperam a despesa em investimento é o período de recuperação. O período de recuperação pode ser considerado com o cash-flow atualizado ou sem o cash-flow atualizado.
Competência tributária é o poder de criar tributos, sendo esse poder conferido pela Constituição Federal à União, aos Estados-membros, ao Distrito Federal e aos Municípios. O legislador constitucional determinou quais tributos cada ente político pode criar, bem como limitou esse poder de criação, impondo limites.
O tributo é a classe dos quais taxa, imposto, e contribuição são gênero. A taxa, imposto, e contribuição são todos tributos, porém cada um, distinto em sua essência.
O imposto é criado em função da capacidade contributiva de cada um e não implica em uma contraprestação direta por parte do Estado, diversamente do caso da taxa, conforme veremos abaixo. O imposto é cobrado em face da ocorrência de fato social de caráter econômico, revelador da capacidade contributiva do indivíduo, o melhor exemplo disso, é o imposto de renda.
Já taxa é o tributo que se paga pelo exercício do poder de polícia ou quando se utiliza serviços públicos, específicos e divisíveis, prestados ao contribuinte ou postos à sua disposição. Alguns exemplos de taxa são as de coleta de lixo ou bombeiro, ou até mesmo a taxa que se paga para emitir certidões. Diferentemente do imposto, a taxa nunca pode ser cobrada em função da capacidade
...