Fluxograma
Trabalho Escolar: Fluxograma. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: timeblack • 9/7/2013 • 513 Palavras (3 Páginas) • 1.829 Visualizações
INTRODUÇÃO
Todo e qualquer processo, tanto administrativo quanto operacional, tem um fluxo das operações de entrada, processamento e saída. Esse fluxo envolve, além dessas operações, as áreas da organização envolvidas, os recursos humanos e materiais, os custos relativos a esses recursos, o volume de trabalho, os tempos de execução, a documentação que tramita pelo mesmo e a tecnologia de informação utilizada.
Todas essas variáveis, que devem ser detectadas por ocasião do levantamento, constituem objetos da etapa de análise e redesenho do processo, prevista na metodologia (Aula 5).
A análise do processo atual deve começar pela análise crítica do levantamento, visando verificar se nada foi omitido e se todas as questões relativas à atitude interrogativa foram devidamente respondidas. Em seguida, deve ser elaborado um diagrama, ou uma representação gráfica, do fluxo do processo atual. Esse diagrama, denominado fluxograma, permite uma visão completa do fluxo, de maneira clara e precisa, facilitando a análise da situação atual.
CONCEITO
O termo fluxograma vem do inglês flow-chart (flow=fluxo+chart=gráfico).
Fluxograma é uma técnica de representação gráfica que se utiliza símbolos previamente convencionados, permitindo a descrição clara e precisa do fluxo, ou seqüência, de um processo, bem como sua análise e redesenho.
ASPECTOS
Por intermédio do fluxograma, podemos demonstrar os seguintes aspectos de um fluxo de processo:
ü Quais operações são realizadas;
ü Onde são realizadas as operações;
ü Quem as executa;
ü Quais as entradas e saídas;
ü Qual o fluxo das informações;
ü Quais os recursos empregados no processo;
ü Quais os custos parciais e totais;
ü Qual o volume de trabalho; e
ü Qual o tempo de execução, tanto parcial quanto total.
VANTAGENS
Podemos destacar as seguintes vantagens principais:
ü Descreve qualquer tipo de processo, mesmo os mais complexos;
ü Permite visão ampla de todo o processo que está sendo estudado;
ü Descreve o funcionamento de todos os componentes do processo;
ü Possibilita a verificação, de maneira clara e precisa, das falhas de funcionamento, dos gargalos, da duplicidade de procedimentos e de outros problemas oriundos do processo em estudo;
ü Não permite a dupla interpretação, graças à padronização dos símbolos que são utilizados;
ü Possibilita a análise e a proposição de modificações, visando à melhoria do processo;
ü Permite fácil atualização.
TIPOS DE FLUXOGRAMAS
...