Funções de gerenciamento
Seminário: Funções de gerenciamento. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: MSampaio74 • 1/12/2013 • Seminário • 1.967 Palavras (8 Páginas) • 262 Visualizações
E GESTÃO
A Gestão é definida como um processo para alcançar os objectivos organizacionais, de modo eficiente e eficaz, que é conseguida através do planeamento, da organização, direcção e controlo dos recursos humanos, materiais, financeiros e ‘informacionais’.
Funções da Gestão
Planear - determinar o plano de acção para cumprir os objectivos da empresa, definindo a estratégia para alcançar as metas corporativas, obtidas através do desenvolvimento de planos para integrar e coordenar as actividades da empresa.
Organizar- permite o estabelecimento de relações entre os departamentos duma organização no sentido de se atingir os objectivos propostos. Inclui a definição das tarefas que devem ser efectuadas, quem as executa, como são agrupadas, quem reporta a quem e onde as decisões são tomadas.
Liderar - Consiste em actuar de forma a conseguir dos subordinados um desempenho tal que permita atingir os objectivos da organização.
Controlar - significa estabelecer, medir e avaliar o desempenho das actividades face aos objectivos planeados, de forma a assegurar que as tarefas estão a ser efectuadas em conformidade com o esperado.
E Organização
A existência de organizações deve-se a razões Sociais, razões materiais e ao efeito Sinergético (efeito activo e retroactivo do trabalho ou esforço coordenado de vários subsistemas na realização de uma tarefa complexa ou função.). E dentro das organizações dividimo-las por 2 tipos: as que se dedicam á produção de bens e produtos e as que se dedicam à prestação de serviços
Uma organização é uma entidade capaz de produzir bens e serviços, fazendo-o melhor que os outros e cujos bens e serviços e a própria actividade são do interesse de terceiros. Composto por duas ou mais pessoas a Organização é inserida numa estrutura aberta ao meio ambiente externos, trabalhando em conjunto e domo coordenação afim de alcançar os objectivos propostos.
E Meio Ambiente das Organizações
Meio Envolvente Contextual – condiciona a longo prazo as actividades da empresa
- Contexto Económico - Determina as trocas de bens e serviços, dinheiro e informação na sociedade ( variáveis PIB, taxas de inflação, taxa câmbio, taxa desemprego, custos energéticos,…
- Contexto Tecnológico – Traduz o processos técnico na sociedade (variáveis inovações tecnológicas , inovações de processos, protecção das patentes, incentivos governamentais)
- Contexto Sociocultural – Reflecte os valores, costumes e tradições da sociedade (variáveis Estilos de vida, valores sociais, taxa de natalidade, distribuição geográfica, composição ética)
- Contexto Politico e legal – Condiciona a alocação de poder e providencia o enquadramento legal na sociedade (variáveis estabilidade politica, enquadramento legal, legislação, politica económica,…)
Meio Envolvente Transaccional (dia/dia) – É constituído pelos elementos que interagem directamente com a industria.
- Clientes – Devem ser agrupados por segmentos mercado e é constituído pelos consumidores actuais e potenciais dos bens ou serviços oferecidos pela industria
- Fornecedores – Agentes económicos que prestam serviços e vedem produtos à indústria. Devem ser analisados todos os tipos de fornecedores de produtos e serviços requeridos
- Comunidade – Organizações, indivíduos e factores que partilham recursos e têm interesses directo e indirectos relacionados com a indústria. A actividade da empresa tem de ser enquadrada na comunidade onde opera
- Concorrentes – São os competidores actuais e potenciais dos bens oferecidos pela indústria. Dem se estudadas as capacidade, objectivos e estratégias dos concorrentes
E Estrutura Interna das empresas/ Funções do Gestor
INSTITUICIONAL – nível institucional a organização tem de se aperceber da evolução do ambiente contextual e de se posicionar face as diversas características desse meio. Tem de ser capaz de adaptar a solução perante as condicionantes particulares do mercado onde a empresa se insere.
Função Gestor – Estabelecer objectivos empresariais, verificar e analisar alternativas estratégicas, tomar decisões globais e elaborar planeamento estratégico e politicas (aptidão conceptual do Gestor)
GESTÃO – Compete à Gestão proteger o subsistema operacional das incertezas do mercado, amortecer a incerteza que advém de um sistema de trocas em mercado em livre concorrência e definir estratégias de actuação no mercado através da negociação que cria as condições de estabilidade à eficiência produtiva.
Função Gestor – Estabelecer objectivos departamentais, verificar e analisar alternativas tácticas, elaborar e implementar planos tácticos e avaliar resultados (aptidão humana do Gestor)
Operacional – A preocupação nesta estrutura é a produção do output que constitui o resultado da actividade da empresa. O que se pede neste subsistema é produzir eficientemente optimizando a combinação de recursos necessários à produção de um dado de output
Função Gestor – Verificar e analisar alternativa operacionais, avaliar e planear as acções diárias, implementar a operação do dia-a-dia e avaliar os resultados quotidianos. (aptidões técnicas do Gestor)
E Classificação Empresas ( Sector, Classificação Jurídica, Dimensão, Globalização)
Classificação por Sectores - Primário (agricultura, silvicultura,..), Secundário (actividades transformadoras: electricidade, gás, água, obras publicas) e Terciários (comercio, transportes, comunicações)
Classificação Jurídica
1- Empresas Individuais
1.1-Empresário em Nome Individual (ex. denominação J. Dias – Pastelaria)
Proprietário Capital - uma única pessoa
Património Proprietário – bens particulares e bens afectos à actividade económica
Responsabilidade – Ilimitada
2- Empresa por Sociedade
2.1- Sociedade por Quotas, Lda
Capital Social –Dividido por quotas
Capital
...