GESTÃO AMBIENTAL
Por: Cleiton Oliveira • 5/5/2015 • Dissertação • 1.278 Palavras (6 Páginas) • 207 Visualizações
ETAPA 1
A EMPRESA, O MEIO AMBIENTE E A GESTÃO AMBIENTAL
RELATÓRIO SOBRE POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA
Figura 1 (Problemas com Poluição Ambiental)
A Poluição atmosférica é definida como formas agressivas que tornam o ar que respiramos impróprio, nocivo ou ofensivo à saúde.
Os processos mais agressores ao meio ambiente são os utilizados na produção de energia elétrica, produção industrial, as queimadas e os veículos que estão espalhados por todo o mundo, todos esses problemas são comuns no planeta, causando agressões na saúde da população, diversas doenças respiratórias e também, causa danos à nossa fauna e flora.
Causa um impacto muito maior no campo ambiental, afetando diretamente no aquecimento global, que é uma questão que vem sendo discutida e estudada por diversos cientistas, ocasionando assim, a potenciação das chuvas ácidas, escurecimento global, efeito estufa entre outras cadeias que agregam outras falhas.
Muitas ações podem ser discutidas para a efetiva melhora desse problema, mas nem sempre as ideias são coerentes com a atualidade e raramente possível de ser seguida. A Poluição é um fator ambiental que pode ser diminuído, mas não exterminado.
Para a redução desse impacto absurdamente enorme, poderiam ser evitados os desmatamentos florestais, agindo com leis mais rígidas a quem cometer tal crime e aumentar a fiscalização em locais de grandes evidências e, além disso, o reflorestamento das áreas desmatadas deve ser incentivada, Evitar o uso total de agrotóxicos, utilizando apenas o efetivo controle biológico e sempre presando matéria-prima natural, Criar mais praças, parques e jardins ecológicos, Aumentar os rodízios nas grandes metrópole, reduzindo assim, o uso de veículos automotores, utilizar tecnologias que exija menor uso de energia, entre outros.
Não há dúvidas que é possível diminuir a poluição atmosférica, mas para que isso aconteça, as pessoas devem ter ciência do que estão passando ao redor delas.
CARTA DE AÇÕES PREVENTIVAS DE COMBATE À POLUIÇÃO
Figura 2 (Combate à Poluição)
São Bernardo do Campo, que é conhecida como capital do automóvel, a poluição está bastante presente, afinal, temos ao nosso redor diversas montadoras de grande porte, o que contribui efetivamente para a questão da poluição. São Bernardo é também, a cidade do ABC conhecida como a capital dos móveis, o que agrava ainda mais as questões relacionadas ao nosso ar.
Temos áreas verdes distribuídas por nossa cidade, mas não é suficiente para eliminar essa necessidade que temos. Essa poluição interfere diretamente em nossa saúde, ocasionando doenças como o câncer.
Nas extremidades é possível observar que a vizinhança faz a queima de móveis ao ar livre em terrenos baldios, fazendo com que as pessoas que moram próximos a esses locais inalem a fumaça e tenham como reflexos a invasão de animais em suas residências (como ratos e baratas), tem como efeitos colaterais alergias e dores de cabeça devido ao cheiro forte e a efetiva queima, isso contribui para a poluição e é um problema visto por todo município; É possível acabar com esse tipo de não conformidade através do poder público, pois nem sempre a prefeitura ou órgãos responsáveis evitam essa ação.
Nós podemos colaborar para que a qualidade do ar melhore e não venha a prejudicar nossa saúde. Atitudes simples como: não queimar lixo, procurar usar combustíveis alternativos que apresentem menor quantidade de poluentes para que tenhamos uma São Bernardo com mais qualidade.
“Há registros em jornais da década de 60 e especialmente de 70, de episódios agudos de poluição do ar que levaram a população ao pânico devido aos fortes odores, decorrentes do excesso de poluentes lançados pelas indústrias na atmosfera, causando mal-estar e lotando os serviços médicos de emergência. Esse crescimento rápido e desordenado levou, no início dos anos 60, à criação da Comissão Intermunicipal de Controle da Poluição das Águas e do Ar - CICPAA, envolvendo os municípios de Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul e Mauá. As medições de poluentes na atmosfera restringiam-se às taxas mensais de sulfatação, poeira sedimentável e corrosividade. As atividades da CICPAA, no início da década de 70, foram incorporadas pela Superintendência de Saneamento Ambiental – SUSAM, vinculada à Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo e, em 1975, transferidas à CETESB.”
ETAPA 2
PRINCÍPIOS DA SÉRIE ISO-14000
A RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL
A responsabilidade socioambiental se apresenta como um tema cada vez mais Importante no comportamento das organizações, exercendo impactos nos objetivos, estratégias e no próprio significado da empresa.
As transformações socioeconômicas dos últimos anos têm afetado profundamente o comportamento de empresas até então acostumadas à pura e exclusiva maximização do lucro. Adotar posturas éticas e compromissos sociais com a comunidade pode ser um diferencial competitivo e um indicador de rentabilidade no longo prazo.
Figura 3 (Projeto Socioambiental)
As empresas ainda têm
...