Gestao Industrial
Pesquisas Acadêmicas: Gestao Industrial. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: 12890 • 28/4/2014 • 1.757 Palavras (8 Páginas) • 204 Visualizações
UNIVERSIDADE NORTE DO PARANA – UNOPAR
CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS
MARCIO RAMOS BREUER
CONTABILIDADE COMERCIAL
SANTA MARIA, 05 de maio de 2013
SUMARIO
Introdução...................................................................................................................03
Definições conceituais dos Princípios da Contabilidade............................................04
Regime de Apuração..................................................................................................05
Métodos de Avaliação de Estoques...........................................................................06
Operações com Mercadorias e Impostos...................................................................07
Operações Financeiras..............................................................................................10
Demonstrações Contábeis.........................................................................................11
Contabilidade e suas Perspectivas............................................................................12
Conclusão...................................................................................................................13
Bibliografia..................................................................................................................14
INTRODUÇÃO
Neste trabalho, vamos analisar alguns itens de grande importância para a contabilidade em geral, pois ele aborta vários temas que no futuro servirão para a analise de elementos como: estoques, controle do caixa, descontos de recebíveis, antecipação ou desconto de impostos (INSS, PIS CONFIS)
O objetivo deste trabalho, é entender como contabilizar todos os fatos contábeis no que se refere aos itens supracitados.
1 – Definições Conceituais dos Princípios da Contabilidade
A – Entidade:
O Principio da Entidade é aquele que reconhece o Patrimônio como objeto da contabilidade, e afirma a autonomia patrimonial, a necessidade da diferenciação de um patrimônio particular no universo dos patrimônios existentes, independentemente de pertencer a uma pessoa, um conjunto de pessoas, uma sociedade ou instituição de qualquer natureza ou finalidade com ou sem fins lucrativos.
B – Continuidade :
O Principio da Continuidade é aquele que pressupõe que a entidade continuara em operação no futuro e, portanto, a mensuração é a apresentação dos componentes de patrimônio levam em conta esta circunstância.
C – Competência:
O Principio da Competência é aquele que determina os efeitos das transações e outros eventos seja reconhecidos no período a que se referem, independente do recebimento ou pagamento.
O Principio da Competência pressupõe também a simultaneidade da confrontação de receitas e despesas.
2 – Regime de Apuração
A – Caixa :
Neste regime as receitas e despesas são contabilizados somente quando elas entram no caixa, independente do momento em que são realizado. Desta forma só será considerado e também tributado o dinheiro que foi recebido, quando a parcela foi paga pelo cliente e não no momento em que se emite a nota fiscal de venda.
B – Competência
O regime de Competência, tem a finalidade de reconhecer na contabilidade das entidades jurídicas as receitas, os custos e as despesas no período em que a competem, independente do recebimento das receitas ou do pagamento dos custos e despesas em moeda corrente.
3 – Métodos de Avaliação de Estoques
A – PEPS (Primeiro a entrar é o primeiro a sair – FIFO- FIRST IN, FIRST OUT)
Esse método significa que as primeiras unidades a entrar no estoque serão as primeiras a sair e, portanto, os que constituirão o custo dos produtos, como consequência as ultimam entradas permanecerão no estoque e comporão o saldo final do período, que será o saldo do período subsequente.
B – UEPS (Ultimo a entrar é o primeiro a sair – LIFO – LAST IN, FIRST ON)
Por este método, as ultimas unidades a entrar no estoque serão as primeiras a sair e, portanto, as que formarão o custo dos produtos. O estoque final, por consequência, ser constituído pelas primeiras unidades a entrar no estoque e que comporão o saldo inicial do período subsequente.
C – Custo Médio Ponderado
Este método de avaliação é usado como custo o valor médio das compras, ele será calculado dividindo-se o custo total do estoque pelas unidades existentes.
4 – Operações com Mercadorias e Impostos
A – Reconhecimento da Receita:
A receita é considerada realizada e, portanto, passível de registro pela contabilidade, quando produtos ou serviços produzidos ou prestados pela entidade são transferidos para outra entidade ou pessoa física com anuência destas e mediante pagamento ou compromisso de pagamento especifico.
B - Deduções da Receita
Na receita bruta não se incluem os seguintes fatos:
- vendas
...