TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestao Industrial

Dissertações: Gestao Industrial. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/11/2014  •  2.548 Palavras (11 Páginas)  •  297 Visualizações

Página 1 de 11

SUMARIO

SUMÁRIO

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO.....................................................................................................................3

DESEMVOLVIMENTO......................................................................................................4

CONCLUSÃO.................................................................................................................10

REFERENCIAS.................................................................................................................11

MENSAGEM AOS PROFISSIONAIS DA CONTABILIDADE........................................12

INTRODUÇÃO

E com muita satisfação que faço este trabalho. Procurei escrever sobre cada tópico de forma breve e clara pois acredito que o objetivo deste trabalho é o meu aprendizado e entender sobre cada assunto de uma forma simples. Pesquisei em livros, sites com o objetivo de me familiarizar com os assuntos que serão abordados neste semestre, relacionei todos os assuntos pertinentes às matérias: contabilidade de custos industriais, contabilidade gerencial, sistema de informação, e seminário v de forma sucinta e breve pois é melhor escrever pouco com entendimento do que escrever muito sem entender nada.

DESENVOLVIMENTO

SISTEMA DE ACUMULAÇÃO DE CUSTOS

Um sistema de acumulação de custos representa a forma com que os custos são transferidos aos produtos ou serviços.Uma vez calculado os custos de cada centro de custo, é necessário transferir tais custos aos produtos ou serviços. Então, basicamente, o esquema de trabalho na apuração dos custos será: Determinar os custos diretos e contabilizá-los aos respectivos centros.Fazer o rateio dos custos indiretos e transferi-los aos centros de custos.Transferir os custos assim determinados incluindo os custos de materiais diretos, para os produtos.

CUSTEIO POR ABSORÇÃO

Cada método tem suas vantagens e desvantagens, mas, para efeitos contábeis, somente o custeio por absorção é admissível. O custo padrão pode ser adotado na contabilidade, desde que as variações ocorridas sejam ajustadas em períodos mínimos trimestrais. Vejamos o seguinte:

Custeio por Absorção (também chamado “custeio integral”) é o método derivado da aplicação dos Princípios Fundamentais de Contabilidade. Consiste na apropriação de todos os custos (diretos e indiretos, fixos e variáveis) causados pelo uso de recursos da produção aos bens elaborados, e só os de produção, isto dentro do ciclo operacional interno. Todos os gastos relativos ao esforço de fabricação são distribuídos para todos os produtos feitos.

A aquisição de bens de consumo eventual cujo valor não exceda a 5% do custo total dos produtos vendidos no período de apuração anterior poderá ser registrada diretamente como custo.

CUSTOS DIRETOS

O Método de Custeio Direto, ou Variável, atribui para cada custo um classificação específica, na forma de custo fixos ou custos variável. O custo final do produto (ou serviço) será a soma do custo variável, dividido pela produção correspondente, sendo os custos fixos considerados diretamente no resultado do exercício. Gerencialmente, é um método muito utilizado, mas, por sua restrição fiscal e legal, sua utilização implica na exigência de 2 sistemas de custos:O sistema de custo contábil (absorção ou integral)

Uma sistemática de apuração paralela, segregando-se custos fixos e variáveis

Custos diretos são os custos apropriados aos produtos conforme o consumo.

Exemplos clássicos de sustos diretos são a matéria prima e a mão de obra. Se outro elemento de susto tiver sua medição do consumo no produto, esse custo será considerado direto. Exemplo disso pode ser a energia elétrica. Caso haja aparelhos medidores do consumo de energia nas máquinas e seja feito o seu controle, esse custo também será direto.

CUSTOS INDIRETOS

Os custos indiretos são os custos apropriados aos produtos em função de uma base de rateio ou outro critério de apropriação. Essa base de rateio deve guardar uma relação próxima entre o custo indireto e o produto. Em geral são empregados como bases de rateios: período (em horas) de empregos de mão-de-obra, período (em horas) de utilização das máquinas na fabricação dos produtos, quantidade (em quilos) de matéria-prima consumida etc. um bom exemplo é o custo da energia elétrica, que pode ser rateado em proporção às horas de utilização das máquinas pelos produtos, considerando que o consumo de energia desses produtos tenha uma relação de causa e efeito muito próxima dessas horas.

CUSTO VARIÁVEL

No sistema de custo variável o custo final do produto (ou serviço) será a soma do custo variável, dividido pela produção correspondente, sendo os custos fixos considerados diretamente no resultado do exercício. Neste sistema a geração de riqueza está na venda e não na produção.

Vale lembrar que este sistema de custos não é permitido pelo legislação fiscal, e serve somente para fins gerenciais.. Neste método todos os gastos relativos ao esforço de fabricação são distribuídos para todos os produtos feitos, pouco importando se estes são fixos ou variáveis. Desta forma os produtos acabam absorvendo os custos, o que gerou o nome deste método.

RATEIO DE CUSTOS INDIRETOS

Rateio de custos indiretos.Custos indiretos como a manutenção da fábrica, a energia elétrica gasta na iluminação da fábrica, depreciação das máquinas de produção, lubrificantes utilizados na produção (máquinas) etc, têm de ser rateados em cada produto, pois não é possível determinar quanto cada produto consome separadamente.

Um critério de rateio dos custos indiretos pode ser o quanto cada produto consome proporcionalmente de custos diretos. Se, por exemplo, o produto A consome 23% do total de material e mão-de-obra, 23% dos custos indiretos serão direcionados ao produto. Assim, se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.8 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com