TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão E Orçamento Empresarial Conceitos

Artigos Científicos: Gestão E Orçamento Empresarial Conceitos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/5/2014  •  5.989 Palavras (24 Páginas)  •  656 Visualizações

Página 1 de 24

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 Orçamento 4

2.1 ORÇAMENTO GERAL 5

2.1.1 ORÇAMENTO FLEXÍVEL 7

2.1.1.1 PONTOS POSITIVOS DO ORÇAMENTO PARA GESTÃO 9

2.1.1.1.1 AS QUESTÕES TRIBUTÁRIAS NO ORÇAMENTO 10

2.1.1.1.2 LUCRO REAL 11

2.1.1.1.3 LUCRO PRESUMIDO 11

3 ISENÇÃO E IMUNIDADE TRIBUTÁRIA 12

4 BALANÇO PATRIMONIAL 13

5 DEMONSTRAÇÃO DO RESULTADO DO EXERCÍCIO – DRE 14

6 DEMONSTRAÇÃO FLUXO DE CAIXA 15

6.1 MÉTODO INDIRETO 16

7 A COMPARAÇÃO DO ORÇADO COM O REALIZADO COM A UTILIZAÇÃO DOS MÉTODOS QUANTITATIVOS 19

8 CONCLUSÃO 23

REFERÊNCIAS 24

1 INTRODUÇÃO

O presente trabalho é de grande importância para a formação dos futuros contadores. No cenário do mundo atual, observa-se cada vez mais que para sobreviver na arena dos negócios empresarias o mercado busca profissionais qualificados e com visão difusa para gerir os processos. O orçamento vem agregar informações rápidas e eficientes. Mesmo que sua implantação seja complexa ele pode trazer benefícios que contribuirão para reduzir a margem de erro, a redundância de informações e a maximização de lucros da empresa.

2 ORÇAMENTO

O orçamento é um instrumento de planejamento e controle onde as empresas buscam planejar com antecedência as ações a serem executadas e os recursos a serem empregados, para a partir daí controlar o que foi planejado com o que está sendo executado.

Welsch (1973)

Define orçamento como um plano administrativo que abrange todas as fases das operações para um período futuro definido. É a expressão formal das políticas, planos, objetivos e metas estabelecidas pela alta administração para a empresa como um todo, bem como para uma de suas subdivisões.

O orçamento tem como objetivo acompanhar o desempenho da empresa e assegurar que os desvios sejam analisados e adequadamente controlados e para isso se faz necessário o acompanhamento diário do mesmo.

Brooksin (2000, p.7)

Ordena de forma diferente os objetivos quando afirma que os orçamentos são essenciais para o planejamento e o controle da empresa. Eles ajudam a coordenar as ações dos líderes de diferentes áreas, estabelecem um compromisso com os objetivos da empresa, conferem autoridade ao gestor de cada área para fazer despesas e fornecer metas claras de receita.

Dentre os objetivos do orçamento destaca-se o planejamento, que permite programar as atividades de longo prazo da empresa; a coordenação que ajuda a coordenar as atividades das diversas áreas; comunicação que disponibiliza informações sobre os objetivos da empresa aos gerentes; a motivação que fornece estímulo aos gerentes para que atinjam metas; o controle que nada mais é que comparar o planejado com o executado e por fim a avaliação de cada gerente em seus respectivos departamentos.

Dessa forma as características de um orçamento podem ser vistas como a projeção do futuro, flexibilidade na aplicação e participação direta dos responsáveis.

2.1 ORÇAMENTO GERAL

Por orçamento geral entende-se aquele que abrange todas as atividades da empresa, servindo como parâmetro para elaboração de todas as previsões da organização. Ele pode ser dividido em duas partes: orçamento operacional e orçamento financeiro.

O orçamento operacional tem por objetivo descrever todos os resultados das atividades operacionais da empresa, de forma detalhada, fornecendo uma visão geral dos custos de funcionamento do negócio, dando uma visão geral das despesas do dia-a-dia da empresa e proporcionando uma chance para calcular a estimativa de volume de negócios. O orçamento financeiro, por sua vez, demonstra as entradas e saídas de caixa provenientes das atividades operacionais desenvolvidas.

O orçamento operacional de uma indústria é dividido em oitos partes, as quais devem conter o nível de detalhamento de acordo com as necessidades dos gestores. As oito partes do orçamento-mestre operacional de uma empresa são:

1. Orçamento de vendas: deve conter todas as previsões de vendas de produtos da empresa;

2. Orçamento de produção: com base na projeção de vendas, a empresa deve projetar todas suas necessidades de produção, de acordo com a capacidade instalada;

3. Orçamento de compras de materiais diretos: de acordo com o orçamento de produção, devem ser projetadas as compras de materiais diretos, a serem incorporados ao processo produtivo;

4. Orçamento de mão de obra direta: nesse item do orçamento, são determinadas as necessidades de mão de obra direta para atender à produção orçada;

5. Orçamento de CIF: o processo produtivo normal, além dos materiais diretos aplicados na produção e da mão de obra direta, necessita de custos indiretos de fabricação (CIF), alocados aos produtos. Eles devem ser orçados de acordo com o nível de atividade previsto;

6. Orçamento de despesas de vendas e administrativas: em função das vendas previstas, haverá despesas com vendas (comissões, impostos, etc.), bem como haverá uma administração para gerir o processo. Essas despesas devem ser previstas neste item;

7. Orçamento de estoque final de produtos: admitindo-se um processo normal de atividades, com produção contínua, a empresa não venderá toda a produção no período abrangido pelo orçamento. Dessa maneira, deverá projetar qual o estoque final previsto, avaliando inclusive os custos de manutenção desses estoques;

8. Orçamento de custo dos produtos vendidos: considerando-se todas as situações acima, a empresa terá condições de determinar, em função do volume de vendas e do estoque final de produtos, qual será o custo dos produtos vendidos do período.

De posse de todas estas informações, a empresa poderá, então, projetar qual o lucro desejado para o exercício e verificar se este lucro atende aos anseios dos sócios e acionistas.

O orçamento financeiro, por sua vez, deve prever baseado nas informações do orçamento de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (40.1 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com