Globalização Comercial E Seus Efeitos
Exames: Globalização Comercial E Seus Efeitos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: LeandroOzelin • 11/10/2013 • 294 Palavras (2 Páginas) • 352 Visualizações
Globalização comercial e seus efeitos
Com a globalização, ou seja, a integração entre os países e a diluição de fronteiras, abre- se espaço para o comércio mundial, que à medida que avança mostra alguns efeitos negativos.
Isso porque o crescimento e desenvolvimento da economia dos Estados não se deram de maneira igualitária, muito pelo contrário, agravou as desigualdades já existentes.
Uma vez que os mesmos países que possuem economias mais fortes, pregam que deve haver o liberalismo econômico, sendo uma de suas características a menor intervenção do estado na economia, vem praticando o protecionismo de uma forma cada vez mais agressiva para sustentar a economia de seus países e manter os empregos.
Enquanto isso, os países mais vulneráveis e dependentes do capital estrangeiro, são submetidos a abrir suas fronteiras a importações, e veem o seu mercado de exportação cada vez mais restritos. E se tratando de capital especulativo, cada vez mais vulneráveis devido as crises financeiras.
Neste contexto as multinacionais se fortalecem, surtindo como efeito o desemprego e a desigualdade social cada vez mais acentuada. Uma vez que, para as empresas ficarem cada vez mais competitivas, ou seja, produzirem mais com o menor custo possível, elas reduzem salários e o número de funcionários, gerando o desemprego.
E a desigualdade social se dá, pelo fato de que aqueles que têm acesso à informação, a qualificação, estão aptos a estarem nessa economia globalizada, uma vez que esta se utiliza cada vez mais de tecnologia para se manter. Em contrapartida aqueles que não se enquadram neste perfil ficam cada vez mais marginalizados economicamente.
Enfim, se não forem alteradas essas práticas, o bordão de que “o rico cada vez fica mais rico e pobre fica cada vez mais pobre” fica cada vez mais acentuada, provocando um abismo entre os países ricos e países subdesenvolvidos.
...