I SEMANA DA MATEMÁTICA: MATEMÁTICA E A INTERDISCIPLINARIDADE EM UMA NOVA REALIDADE
Por: Romario Moreira • 13/10/2020 • Projeto de pesquisa • 1.880 Palavras (8 Páginas) • 155 Visualizações
[pic 1][pic 2]
GOVERNO DO ESTADO DA PARAÍBA
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO DR. JOSÉ GADELHA
PRÊMIO MESTRES DA EDUCAÇÃO EDITAL Nº. 007/2014–GS
TEMA: “I SEMANA DA MATEMÁTICA: MATEMÁTICA E A INTERDISCIPLINARIDADE EM UMA NOVA REALIDADE”
DOCENTE: Professora Sande Gomes da Silva
Projeto de aprendizagem investigativa apresentado à Secretaria de Estado da Educação referente à submissão ao Prêmio Mestres da Educação do Programa do Governo da Paraíba.
Aparecida-PB, outubro de 2014.
[pic 3][pic 4]
GOVERNO DO ESTADO DA PARAÍBA
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO DR. JOSÉ GADELHA
PRÊMIO MESTRES DA EDUCAÇÃO EDITAL Nº. 007/2014–GS
TEMA: “I SEMANA DA MATEMÁTICA: MATEMÁTICA E A INTERDISCIPLINARIDADE EM UMA NOVA REALIDADE”
____________________________________________
Sande Gomes da Silva. 1
1 Prof. de Matemática da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Dr. José Gadelha- Rua João Amâncio Pires, nº 97, Centro- CEP 58823-000, Aparecida/PB.
Aparecida-PB, outubro de 2014.
1. INTRODUÇÃO
A Matemática é uma ciência que relaciona o entendimento coerente e pensativo com situações práticas habituais. Ela compreende uma constante busca pela veracidade dos fatos através de técnicas precisas e exatas. Ao longo da história, a Matemática foi sendo construída e aperfeiçoada, organizada em teorias válidas e utilizadas atualmente.
Prosseguindo em constante evolução, investigando novas situações e estabelecendo relações com os acontecimentos cotidianos.
Sendo considerada a mais difícil entre as demais disciplinas, o modo de ensinar está longe da realidade vivida pelo aluno, se tornando desgastante por causa de seus símbolos, termos e fórmulas que exigem do alunado concentração, atenção e procura de estrátegias para a resolução de situações induzindo a pouca reflexão fazendo com que o mesmo decore o que foi estudado. É considerada por muitos alunos em não contribuir em nada para as demais disciplinas. Se observar ao redor, é possível perceber a sua presença nos contornos, nas formas dos objetos, nas medidas de comprimento, nas datas, no pagamento de uma conta entre outros. A mesma está de alguma forma inserida no contexto das demais disciplinas seja num cálculo, numa data, como também ligado à pesquisa, ao argumento, ao interesse por descobrir o novo, investigar situações, é a ciência do raciocínio lógico, como também está presente em tudo.
Diante disso, é indicada a vivência em sala de aula, como uma forma de dramatizar uma situação vivida em seu dia-a-dia e levar os alunos a fazer uma reflexão integrando as diferentes atividades.
A Matemática é uma ferramenta para compreender a vida como, por exemplo, o raciocínio lógico, técnicas de resolução de problemas, a capacidade de pensar, formular ideias entre outros.
Este projeto veio para mostrar que a disciplina em questão está presente no cotidiano, só que em muitas vezes as técnicas de resolução passam despercebidas e com isso os educadores têm o dever de estimular o aluno com alternativas que facilitem a aprendizagem, desenvolvendo a autoconfiança e a interação entre os demais.
2. JUSTIFICATIVA
A Matemática para muitos alunos é uma das disciplinas mais difíceis em que quase todos ficam nas médias por conta de não ter atrativos que chamem a sua atenção.
Como foi dito anteriormente, ela está presente no dia a dia, ao utilizar o raciocínio lógico, as quatro operações ao fazer um lanche com os amigos, quando se faz compras, pagar uma conta... Deve-se retirar do aluno o esteriótipo de que é uma disciplina chata, difícil, que não deveria existir por ser só cálculo e outras coisas mais. E passar a ser vista como uma disciplina igual às outras: simples e que possui uma peculiaridade própria e de grande utilidade para a vida, exatamente, por conta dos números que a torna diferente e prática.
Os alunos precisam de uma aula de matemática interessante com uso da tecnologia ao seu favor, bem como a utilização de jogos, oficinas que trabalhem os conteúdos bem como que esteja ligado à realidade do aluno.
O desenvolvimento deste projeto buscará fazer uma interdisciplinaridade com as demais disciplinas de maneira divertida, em que compreendam a importância dela com as demais utilizando nas brincadeiras, jogos construídos com os alunos do 9° ano EJA do Enino Fundamental da Escola Dr. José Gadelha.
Assim, venho sugerir uma maneira mais interessante de se trabalhar na metodologia, a experiencia prática aumentanto o prazer e o interesse pela matemática.
3. OBJETIVOS
3.1 Geral
Promover a interdisciplinaridade entre a matemática e as demais disciplinas demosntrando a importância da mesma para nossa vida, para nossa história, procurando mostrar como ela está inserida no contexto social.
3.2 Específicos
- Estimular o prazer pela matemática através de jogos para melhorar a aprendizagem;
- Construir paródias com o tema do projeto com músicas que são conhecidas nacionalmente;
- Facilitar a compreensão utlizando o raciocínio lógico;
- Aplicar os conhecimentos adquiridos durante este projeto trazendo para dentro da sala de aula no dia a dia;
- Mostrar a importância da matemática no meio social e cultural;
- Entender a história da matemática e conhecer os grandes matemáticos que porporcionaram o crescimento da mesma;
- Trazer curiosidades sobre a matemática com imagens, charges, frases etc;
- Construir a apartir de vídeos uma nova imagem, pensamento sobre a matemática e seus elementos;
- Interagir os alunos com propostas que façam gostar mais da disciplina;
- Trazer palestras sobre o Abuso Sexual, IDEB- PB e o Meio Ambiente;
- Mostrar dados reais que utilizam a matemática para se trabalhar estatística.
4. METODOLOGIA
Deve-se formar a consciência de que os sujeitos, ao aprenderem sozinhos, para esse processo existem determinados componentes internos que não podem deixar de ser ignorados pelos educadores, que o ajudaram na aprenziagem, na complemetação de seus objetivos. Para que ocorra a aprendizagem é necessário que o educando tenha um determinado nível de desenvolvimento.
...