Instituição: Sociedade Maranhense de Ensino Superior
Por: Jhessicajbs • 17/5/2017 • Trabalho acadêmico • 1.883 Palavras (8 Páginas) • 367 Visualizações
- IDENTIFICAÇÃO
1.1 Instituição: Sociedade Maranhense de Ensino Superior
Faculdade do Maranhão - FACAM
- Tema: Saúde da Mulher
- Título: a atuação e a importância do profissional de Serviço Social no Programa de Atenção Integral à Saúde da Mulher-PAISM, no Município de Imperatriz-MA.
- Autora: Jessica Braga dos Santos
- Orientadora: Prof.ª Lílian Figueiredo
- Período de execução do projeto: Abril a Maio de 2016
- PROBLEMÁTICA
Como identificar as principais limitações existentes na atuação do assistente social, e qual o melhor meio de ampliar a intervenção social no âmbito do Programa de Atenção Integral à Saúde da Mulher (PAISM)?
- HIPÓTESE
- Os encaminhamentos feitos pela assistência social, que só podem ser efetuados dentro do programa, e somente se for para consultas com relação ao DIU, ou consultas nutricionais e psicológicas.
- O atendimento é realizado em uma sala compartilhada com a psicóloga e nutricionista, fazendo com que haja uma divisão de tarefas profissionais.
- JUSTIFICATIVA
O presente projeto de monografia aborda a temática saúde da mulher, com o objetivo de analisar a demanda da Assistência Social dentro do programa de atenção integral à saúde da mulher (PAISM). E identificar as dificuldades existentes no local.
A importância do tema, se deu a partir do estágio supervisionado que foi realizado pela autora do projeto de monografia no PAISM. E através dele pode ser observado algumas limitações enfrentadas pela a assistência social, assim também como a importância da atuação do profissional de Serviço Social. E foi mediante isso, e toda a intervenção social desenvolvida no PAISM, que despertou o tema lecionado.
O valor do profissional de Serviço Social no âmbito da saúde é de extrema relevância, pois visa o atendimento necessário para a população que busca qualquer tipo de atendimento. E cabe ao profissional fazer suas devidas intervenções, obedecendo sempre seus direitos e deveres, respaldados no código de ética do Assistente Social.
Ao se dar uma grande volta no tempo pode-se observar que durante o século xx, as políticas públicas no Brasil sofreram profundas alterações passando de ser uma simples assistência médica, a direito à saúde, que passou por inúmeros conflitos que estiveram presentes na construção dos setores. Alguns conflitos, eram os movimentos feitos pelas mulheres, fazendo com que o estado entrasse em grande revolta, pois para ele a saúde era coletiva, e não poderia existir diferenças de gênero.
E assim pôde-se identificar que as lutas pelos direitos que se iniciaram a séculos atrás, ainda não se concretizaram, e que ainda é possível observar algumas problemáticas a serem discutidas ao longo do projeto, dando ênfase a desvalorização do profissional de Serviço Social, e suas limitações de intervenção no âmbito do programa.
No que se diz respeito, ao Programa de Atenção Integral à Saúde da Mulher no Município de Imperatriz-MA, onde o funcionamento é durante a semana, com a realização de exames, marcação de consultas e coletas da prevenção do câncer do colo uterino (PCCU), e atendimentos psicológico, social e nutricional.
- OBJETIVOS
4.1 Objetivo Geral
Analisar a atuação e a importância da assistência social, e conhecer sua demanda no âmbito do Programa de atenção integral à saúde da mulher- PAISM, no Município de Imperatriz.
4.2 Objetivos específicos
- Conhecer a política de atenção a mulher bem como a estrutura do PAISM, sua demanda e todo o seu funcionamento.
- Verificar os obstáculos encontrados pelas as usuárias do Programa de Atenção Integral à Saúde da Mulher (PAISM), para a realização de exames.
- Analisar como é realizado as consultas, os exames, e a efetividade do atendimento.
- FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
No primeiro foco, será o conhecimento das políticas públicas, que através delas poderemos compreender o surgimento da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Mulher (PNAISM) assegurado pelo Sistema Único de Saúde (SUS). As políticas públicas podem ser entendidas como o conjunto de ações coletivas redimensionadas para a garantia dos direitos sociais como um todo, fazendo a configuração de compromissos públicos que visa atender determinada demanda, em suas diversas áreas. Expressando a transformação de tudo aquilo que é do espaço privado, em coletividade no âmbito do espaço público.
As políticas e programas sociais tem sido um desafio para os centros de pesquisas como também para os governos. Alguns pesquisadores acreditam que as demandas, por inovarem conceitos metodológicos avaliativos, fixa-se na grande rejeição dos modelos tradicionais que por sua vez não consegue atingir métodos satisfatórios entre a tomada de decisão, sua implementação, execução, resultados e seus impactos produzidos (...) e assim os governos tem sido pressionado pela sociedade nacional e internacional, pela a sociedade civil e todos os usuários dos serviços sociais, para que a implementação de políticas públicas sejam eficazes nos serviços e programas ofertados, fazendo assim, com que haja uma efetivação no gasto público. Segundo Carvalho (p. 10)
A luta dos operários teve uma grande relevância em meio as implantações de políticas públicas no Brasil, pois foi através deles que se teve a efetivação do Sistema Único de Saúde (SUS) que visa saúde a todos, ou seja, saúde universalizada. E foi com esses mesmos movimentos que se teve a implantação das políticas e programas voltados para à saúde da mulher, desta vez, os movimentos eram conhecidos como movimentos feministas, que tinham como objetivo mostrar ao estado o direito da mulher na saúde, pois elas eram os únicos seres que poderiam reproduzir-se.
Através disso, foi implantado o Programa de Atenção Integral à Saúde da Mulher-PAISM com sua elaboração realizada em 1983 pelo Ministério de Saúde, e teve um grande marco nos movimentos feministas. O grande objetivo do PAISM é atender as mulheres em todas as fases de vida, respeitando as necessidades e características de cada uma delas, também foram integrados os princípios e as diretrizes propostos pelo SUS, como universalidade, integralidade, descentralização, hierarquização, regionalização, etc. incorporaram-se ainda ações educativas, preventivas, de diagnostico, tratamento e recuperação. Segundo a avaliação desse programa, a sua implementação conseguiu diminuir a mortalidade materna gradativamente. Segundo Fernandes (2013, p 27) “o PAISM como política de saúde da mulher, pertencente ao SUS sugere vertentes necessárias para que seja atribuída como assistência à saúde das mulheres de todo o país, não deixando esquecer-se de suas possíveis necessidades”. Não muito diferente, a implantação do PAISM em Imperatriz foi marcada por movimentos feministas realizados por secretarias que defendiam a integridade da mulher. Em 08 de maio de 2001 O PAISM teve fundação no Município de Imperatriz-MA, visando atender a demanda com toda a equipe multiprofissional e garantindo a efetividade do atendimento com suas usuárias.
...