Intolerancia
Exames: Intolerancia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: DanielaTuler • 16/3/2015 • 320 Palavras (2 Páginas) • 194 Visualizações
Introdução
Intolerância é uma atitude mental caracterizada pela falta de habilidade ou vontade em reconhecer e respeitar diferenças em crenças e opiniões.
Num sentido político e social, intolerância é a ausência de disposição para aceitar pessoas com pontos de vista diferentes. Tolerância, por contraste, pode significar "discordar pacificamente". A intolerância pode estar baseada no preconceito, podendo levar à discriminação. Formas comuns de intolerância incluem ações discriminatórias de controle social como racismo, antissemitismo , homofobia, , etaísmo (discriminação por idade), intolerância religiosa e intolerância política.
A história das sociedades humanas até o presente é uma história de permanente intolerância. Esta luta por verdades que se tornem autorizadas e definitivas, indica a necessidade não apenas de suprimir outras verdades, mas também os seus portadores. Em outras palavras, a intolerância carrega em si a necessidade da eliminação física do oponente, justificando assim os conflitos e guerras.
Neste contexto, a intolerância não se trata mais do ódio subjetivo, mas de um ódio fundado na razão e ideologias. A intolerância ultrapassa, portanto, os limites da irracionalidade. Não raro, atitudes bárbaras encontram justificativas e defensores racionais.
Os homens e mulheres preferem segurança à liberdade e para que esta prevaleça, aceita todos os meios – ainda que estes contradigam a própria noção de civilização. Em nome da segurança, o homem aceita racionalmente a intolerância do Estado contra outros povos, os eventos posteriores ao 11 de setembro de 2001 comprovam isso.
Assim a construção de uma sociedade fundada em valores que fortaleçam a tolerância mútua exige o estudo das formas de intolerância e das suas manifestações concretas, aliado à denúncia e combate a todos os tipos de intolerância. Imaginando uma sociedade democrática, é possível tolerar a liberdade de expressão para aqueles que colocam em risco a democracia? Podemos, em nome da tolerância, admitir a livre expressão de literatura de cunho racista e preconceituoso? É possível tolerar culturas que cometem atentados aos direitos humanos em nome do respeito ao multiculturalismo?
...