As Faces Da Intolerância
Trabalho Universitário: As Faces Da Intolerância. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: josefake • 17/9/2013 • 811 Palavras (4 Páginas) • 625 Visualizações
As faces da intolerância.
1. Intolerância sexual
A Intolerância é uma atitude mental caracterizada pela falta de habilidade ou vontade em reconhecer e respeitar diferenças em crenças e opiniões.
Num sentido político e social, intolerância é a ausência de disposição para aceitar pessoas com pontos-de-vista diferentes. Como um constructo social, isto está aberto a interpretação. Por exemplo, alguém pode definir intolerância como uma atitude expressa, negativa ou hostil, em relação às opiniões de outros, mesmo que nenhuma ação seja tomada para suprimir tais opiniões divergentes ou calar aqueles que as têm. Tolerância, por contraste, pode significar "discordar pacificamente". A emoção é um fator primário que diferencia intolerância de discordância respeitosa. No entender de Ghandi,
“As divergências de opinião não devem significar hostilidade.”
“Como a abelha que colhe o mel de diversas flores, a pessoa sábia aceita a essência das diversas escrituras e vê somente o bem em todas as religiões.”
(Mahtma Ghandi)
É difícil aceitar as idéias de outras pessoas quando não coincidem com as nossas; isto porque fomos educados nessa rigidez comportamental que nos impede compreender que podem existir idéias que difiram das nossas e os que as defendam não são, necessariamente, nossos inimigos. Um deputado disse recentemente :
“Não vou discutir promiscuidade com quem quer que seja. Não corro esse risco porque os meus filhos foram muito bem educados e não viveram em ambientes como lamentavelmente é o teu.”
(Bolsonaro Jair . declaração ao programa de Televisão CQC no dia 23/03/2011)
Ao responder uma pergunta sobre preconceito a declaração do deputado Jair Bolsonaro reforça o preconceito contra homossexuais país visto que ele representante de uma parte da população se refere ao homossexualismo como uma questão de educação e não pessoal da natureza de cada ser humano .
2. Intolerância racial
“Meus primeiros oito anos escolares foram todos com pessoas brancas. Isso me ajudou a compreender como os brancos pensam. Acho que foi esta transição que me ajudou a vencer as diferenças, pois isso é o verdadeiro significado do meu sucesso: vencer as diferenças entre a comunidade negra e a branca. “
(SMITH Will)
A intolerância surge a partir dos “obstáculos” que criamos por causa das diferenças da cor da pele ou opção sexual ou religiosa Will Smith mostra que na vida precisamos se colocar no lugar do outro e entender sua posição quando isso acontece a intolerância deixa de existir e damos lugar a compreensão.
Sabe-se muito bem que é dificílimo erradicar preconceitos dos corações cujos solos nunca foram revolvidos ou fertilizados pela educação: preconceitos crescem ali firmes como erva daninha entre pedras.
(BRONTË Charlotte)
O Brasil, é um país que nasceu de uma fusão cultural de boa parte do mundo,mesmo assim caminhamos longe da aceitação do que não é igual. Tudo parece se converter em motivo para a intolerância, a despeito de sermos fruto, repito, de uma miscigenação racial e cultural única
3. Intolerância Religiosa
Algum homem primitivo um dia inventou a faca, para cortar peles e alimentos. Eis o cientista. Outro roubou seu invento e então o usou para matar. Eis o político. Outro justificou a matança dizendo que era o desígnio de algum deus. Eis o religioso."
(SAIZ
...