JUSTIÇA, MORAL E ÉTICA
Monografias: JUSTIÇA, MORAL E ÉTICA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: lorenabonini • 29/8/2014 • 852 Palavras (4 Páginas) • 275 Visualizações
Introdução
Este trabalho delimita um âmbito com o objetivo de examinar mais profundamente os dados de forma simples e leiga sobre moral, que é a regulação dos valores e comportamentos considerados legítimos por uma determinada sociedade, um povo, uma religião, tradição cultural, etc.; sobre a ética, que é o julgamento da validade das morais - a ética é uma reflexão crítica sobre a moralidade; e por último sobre justiça, que é o principio básico de um acordo, baseados em regras igualitárias, que objetiva manter a ordem social através da preservação dos direitos em sua forma legal, por meio das leis, ou na sua aplicação a casos específicos, ou seja, litígio (controvérsia judicial).
Conceitos
- Ética
É o principal regulador do desenvolvimento histórico-cultural da humanidade. E sem ética, ou seja, sem a referência a princípios humanitários fundamentais comuns a todos os povos, nações, religiões, a humanidade já teria se fragmentado completamente.
Se dermos ênfase à palavra- Ethos: ética em grego. Designa a morada humana. Significa tudo aquilo que ajuda a tornar melhor o ambiente para que seja uma morada saudável: materialmente sustentável, psicologicamente integrada e espiritualmente fecunda.
Exemplos concretos de comportamento ético:
1. Comportamento profissional e relações humanas: moral de atitudes e não atos morais.
a) Relação entre alunos, professores, funcionários técnico-administrativos, externos (fornecedores, terceirizados etc.).
b) Coerência entre teoria e prática: o que se faz não pode ser diferente do que se vive. - Ação mecânica x liberdade.
2. Preservação da natureza: uso de descartáveis, energia elétrica, reciclagem de lixo, campanhas ambientais etc.
A ética profissional, por sua vez, é a reflexão sobre a atividade produtiva, para dali extrair o conjunto excelente de ações, relativas ao modo de produção. Atividade produtiva tem hábitos e costumes próprios; tem também acordos que asseguram a produção de justiça mínima no decorrer de seu exercício e constituem ambos, o objeto da ética profissional. Enfim, tudo o que se disse sobre moral, lei e ética no âmbito geral da atividade humana aplicam-se ao âmbito particular da atividade produtiva.
Estaríamos, ao contrário, acertadamente classificando como anti-éticas ou desprovidas de ética aquelas ações que de alguma forma impeçam o exercício da atividade ética, tais como a manutenção da ignorância, o desestímulo ao questionamento, além daquelas que, propositadamente, não criam condições de crescimento humano.
- Moral
O termo moral significa relativo aos costumes. Pode ser definido também como a aquisição do modo de ser conseguido pela apropriação ou por níveis de apropriação, onde se encontram o caráter, os sentimentos e os costumes. Em alguns dicionários define-se a moral como: os conjuntos de regras, costumes e prescrições a respeito de comportamentos e condutas, que podem ser consideradas válidas, éticas, quer de modo absoluto para qualquer tempo ou lugar, quer para grupos ou pessoa determinada, estabelecidas e aceitas pelas comunidades humanas durante determinados períodos de tempo.
Portanto, o termo moral significa tudo o que se submete a todo valor onde devem predominar na conduta do ser humano as tendências mais convenientes ao desenvolvimento da vida individual e social, cujas aptidões constituem o chamado sentido moral dos indivíduos.
Para o Direito Moral é um conjunto
...