LEI Nº 5.194, DE 24 DEZ 1966
Pesquisas Acadêmicas: LEI Nº 5.194, DE 24 DEZ 1966. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: clauder • 2/6/2014 • 643 Palavras (3 Páginas) • 330 Visualizações
Materiais e Métodos para a Prática – Análise e construçao do gráfico dos coeficientes de uma hélice.
Descrição:
Tipo de hélice de navios Tipo de hélice de aviões
Nesse documento estão dispostos os materiais necessários e os métodos adotados para a construçao do gráfico dos coeficientes de uma hélice no desenvolvimento da Prática – Análise e construçao do gráfico dos coeficientes de uma hélice. Para o desenvolvimento e objetivo do experimento, ou seja, para encontrarmos os gráficos dos coeficientes de uma hélice, utilizaremos como base as páginas 488 a 494, seção hélices, do livro Introdução à mecânica dos fluidos do Robert W. Fox. Esta seção aborda tanto hélices marítimas quanto hélices de avião, mas ambas apresentam tendências semelhantes com respeito à curva de desempenho.
Materiais UTILIZADOS :
Paquímetro, trena ou régua graduada.
Termômetro
Barômetro
Dispositivo que fornece o torque, empuxo e potência.
Experimento :
O experimento trata-se de montar um modelo teórico para a construçao de um programa capaz de gerar o gráfico dos coeficientes de uma hélice. Os coeficientes sao: Coeficiente de empuxo, coeficiente de torque, coeficiente de potência e o coeficiente de velocidade de avanço.
Após a montagem do modelo teórico, o experimento prático deve ser realizado de forma a extrairmos todos os dados necessários na prática e substituirmos seus valores no programa EES. Com os resultados obtidos no programa EES será possível verificar o quanto os resultados experimentais se aproximaram do modelo idealizado e verificar possíveis divergências ou discrepâncias de resultados.
Procedimento:
Para a realização do experimento teremos à disposição os seguintes instrumentos e dispositivos: Paquímetro, barômetro, termômetro, hélice-motor elétrico, medidor de torque, medidor de empuxo, medidor de potência.
Utiliza-se o paquímetro para medir o diâmetro da hélice.. Deve-se anotar o valor obtido, bem como a incerteza de medição do instrumento.
Em seguida, os valores da temperatura e da massa específica, no nosso caso do ar, são conseguidos ou com termômetro para a temperatura ou convencionando uma temperatura de 25°c para uma determinada pressão, e para a obtenção da massa específica usa-se uma tabela.
Para o cálculo do empuxo da hélice(F=Putil/V), precisa-se da potência útil e da velocidade de avanço. O parâmetro potência útil é conseguido através de medidas feitas com o dispositivo apropriado. O valor da velocidade de avanço é uma característica de voo, mas para o experimento adota-se um
...