MISSÃO, VISÃO E VALORES
Casos: MISSÃO, VISÃO E VALORES. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ejfv • 18/6/2014 • 1.266 Palavras (6 Páginas) • 520 Visualizações
O Negócio da Organização
A definição do negócio de uma organização é a definição de quais produtos e serviços a organização pretende fornecer, para quais mercados e quais clientes (MAXIMIANO, 2005).
“É o algo de valor que a organização oferece ao seu público-alvo” cumprindo com seus objetivos globais. O primeiro passo é a definição do negócio da organização. Três questões são essenciais:
Qual é o negócio da organização? Quem é o seu cliente? O que é de valor para o cliente?
A tendência natural é que a resposta fique restrita ao produto ou serviço da organização. Na verdade, essa é uma abordagem míope e imediatista. As organizações estão ampliando seu foco no negócio com conceitos estratégicos e ampliados.
O desenho organizacional precisa ser compatível com o negócio da organização.
MISSÃO
A missão é tida como o detalhamento da razão de ser da empresa, ou seja, é o porquê da empresa. Na missão, tem-se acentuado o que a empresa produz, sua previsão de conquistas futuras e como espera ser reconhecida pelos clientes e demais stakeholders.
De acordo com o consultor Sergio Luiz de Jesus, a missão de uma empresa está tão ligada ao lucro quanto ao seu objetivo social. Ainda segundo o consultor, toda missão dever orientar os objetivos financeiros, humanos e sociais da organização.
“Missão: razão de ser da empresa. Conceituação do horizonte, dentro do qual a empresa atua ou poderá atuar no futuro”. (Oliveira).
A missão não deve ser restrita apenas aos produtos, serviços ou processos da organização. A missão representa a razão da existência de uma organização.
A missão deve traduzir a filosofia da organização, seus valores e as crenças centrais que representam os princípios básicos da organização e que balizam sua conduta ética, sua responsabilidade social e suas respostas às necessidades do ambiente.
É a missão que agrega identidade à organização.
A missão precisa ser cultivada pelos dirigentes e deve ser difundida intensamente entre todos os membros para que haja conscientização e comprometimento pessoa em relação ao seu alcance.
Exemplos de missão:
• Fiat
Desenvolver, produzir e comercializar carros e serviços que as pessoas prefiram comprar e tenham orgulho de possuir, garantindo a criação de valor e a sustentabilidade do negócio.
• HSBC
Garantir a excelência na entrega de produtos e serviços financeiros, maximizando valor para clientes e acionistas.
• Gerdau
Gerar valor para nossos clientes, acionistas, equipes e a sociedade, atuando na indústria do aço de forma sustentável.
VISÃO
A visão é algo responsável por nortear a organização. É um acumulado de convicções que direcionam sua trajetória.
A visão representa a imagem que a organização tem a respeito de si mesma e do seu futuro. A visão está geralmente mais voltada para aquilo que a organização pretende ser do que para aquilo que ela realmente é.
As características básicas da visão:
- Deve motivas as pessoas;
- Deve fornecer uma direção de onde a empresa quer chegar;
- Deve transmitir confiança;
- Deve estar dentro da realidade;
- Deve conseguir avaliar o progresso da empresa e comparar os resultados.
A falta de uma visão dos negócios é profundamente prejudicial, pois desorienta a organização e seus membros quanto às suas prioridades em um ambiente altamente mutável e fortemente competitivo.
“Visão sem ação não passa de um sonho. Ação sem visão é só um passatempo. Visão com ação pode mudar o mundo”. Joel Arthur Barker.
O professor de empreendedorismo Louis Jacques Filion define visão como "a imagem projetada no futuro do espaço de mercado futuro a ser ocupado pelos produtos e o tipo de organização necessária para se alcançar isso".
Em suma, a visão pode ser percebida como a direção desejada, o caminho que se pretende percorrer, uma proposta do que a empresa deseja ser a médio e longo prazo e, ainda, de como ela espera ser vista por todos.
Algumas definições:
“Uma imagem viva de um estado futuro ambicioso e desejável, relacionado com o cliente, e superior em algum aspecto importante, ao estado atual”. (Whiteley)
“Articulações das aspirações de uma empresa a respeito de seu futuro”. (Hart)
“Algo que se vislumbre para o futuro desejado da empresa”. (Quigley)
Exemplos de visão:
• Fiat
Estar entre os principais players do mercado e ser referência de excelência em produtos e serviços automobilísticos.
• HSBC
Ser o melhor grupo financeiro do Brasil em geração de valor para clientes, acionistas e colaboradores.
• Gerdau
Ser global e referência nos negócios em que atua.
VALORES
Valores são atitudes compromissadas da organização com seu modo de “estar”; uma dimensão situacional, porém não volúvel, função da interação com o meio ambiente; uma escala de referência para as políticas de ações que podem ser aferidas numa escala de limites entre bom e mau sendo um guia “externo” de sua atuação; permite à sociedade identificar as atitudes da organização ante suas clientelas (em sentido figurado – a personalidade*); novos valores podem ser adquiridos e outros descartados, na adequação às variâncias sociais do ambiente.
Por exemplo, a Responsabilidade Social é um valor novo para algumas empresas e outras, ainda virão a adotá-lo. O portfólio de valores: ditames morais, regras, leis, preceitos da organização orientam seu comportamento em relação às suas clientelas não podendo serem confundidos
...