Manifestações Populares no Brasil
Por: Andressa1995 • 6/5/2015 • Trabalho acadêmico • 836 Palavras (4 Páginas) • 101 Visualizações
[pic 1]
[pic 2]
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
SERVIÇO SOCIAL
MANIFESTAÇÕES POPULARES NO BRASIL
[pic 3]
Ivaiporã
2014
MANIFESTAÇÕES POPULARES NO BRASIL
Trabalho apresentado ao Curso (Serviço Social) da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina [Formação Social, Histórica e Política do Brasil; Andropologia; Acumulação Capitalista e Desigualdade Social; Metodologia Científica].
Prof. Gleiton Lima; Giane Albiazzetti; Rosane Malvezzi; Rodrigo Trigueiro.
Ivaiporã
2014
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO.........................................................................3
DESENVOLVIMENTO.............................................................4
CONSIDERAÇÕES FINAIS.....................................................6
REFERÊNCIAS.......................................................................7
INTRODUÇÃO
Este trabalho tem por objetivo abordar um tema que tem sido muito descutido recentemente: A série de manifestações que ocorreram praticamente em todo nosso Brasil no primeiro semestre do ano de dois mil e treze, levando milhares de pessoas as ruas. Será relatado tambêm motivo que levaram essas pessoas a mobilização e quais eram suas reivindicações e qual foi o resultado de tudo isso.
DESENVOLVIMENTO
No primeiro semestre de dois mil e treze o Brasil passou por verdadeiros momentos de esfervecência, tudo começou com protestos para contestar os aumentos nas tarifas do transporte público em São Paulo, o chamado “ Movimento Passe Livre’’. As manifestações se alastraram-se pelas principais capitais brasileiras e em seguida a causa ganhou o país chegando a centenas de cidades, até mesmo no interior.
Por conta disso o Brasil ganhou destaque até mesmo nas imprensas do exterior e a mobilização recebeu vários nomes como Jornadas de Junho, e até Manifestações dos Vinte centavos.
A pauta original das manifestações era a revogação do aumento da passagem do transporte público coletivo, porém após forte repressão policial contra manifestantes, o movimento ganhou proporções inesperadas, foi como um estopim que ascendeu a indignação popular, e um imenso número de populares tomou parte das manifestações, e junto a eles uma série de outras demandas foram se incorporando, revelando- de se uma ampla demonstração insatisfação popular que foi ganhando vóz ativa com o passar do dias.
Com as manifestações em seu ápice, milhões de brasileiros estavam nas ruas protestando agora não apenas pelo aumento das tarifas do transporte e violência policia mas por uma variedade de reivindicações, dentre elas a má qualidade do serviço público principalmente na saúde, educação e transporte, tambem protestava-se contra certas leis que estavam prestes a serem aprovadas como a PEC 37, e o progeto da “Cura Gay”, e podia se ver a grande indignação do povo brasileiro com com a corrupção politica no páis, e com os altos investimentos do governo federal com com com os eventos esportivos; Copa das Confederações em 2013 e Copa do Mundo em 2014.
E foi no ápice das manifestações surgiu os bordões que ficaram famosos e
serão sempre lembrados: “Vem pra rua”, “Não é só por vinte centavos” e o principal deles “O gigante acordou acordou”. A maioria das marchas foram pacíficas embora existiam uma minoria radical que causavam vandalismos e acabavam entrando em confronto com a policia.
Todos esperavam uma pronunciação da presidenta a cerca dos acontecimentos, quando apenas no final de junho ela finalmente se pronunciou apresentando como proposta para acalmar os movimentos das ruas, cinco “pactos” nacionais com a saúde, educação, transporte,responsabilidade fiscal e reforma política incluido combate a corrupção.
...