Marilda Iamammoto
Artigo: Marilda Iamammoto. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: lohran • 19/11/2014 • 300 Palavras (2 Páginas) • 301 Visualizações
► Um dos fatores explicativos da importância, para o meio profissional, dos grandes encontros e reuniões é a necessidade constante da profissão produzir uma autojustificativa, em relação à definição de suas funções, a seus mantenedores institucionais e, secundariamente, à clientela. Assim, os Congressos e Seminários aparecem como desenvolvimento das estratégias de confirmação e autojustificação.
Os Congressos de Serviço Social na década de 40:
► Em 1947 realiza-se o I Congresso Brasileiro de Serviço Social, promovido pelo CEAS. Este Congresso assume um caráter de preparação para o II Congresso Pan-Americano de Serviço Social.
O I Congresso Pan-Americano de Serviço Social foi realizado no Chile em 1945. Esse Congresso é considerado como o marco da influência norte-americana no Serviço Social Latino-Americano, uma vez que se posiciona por um apoio às entidades e programas pan-americanos relacionados à assistência, um apoio que deveria se desdobrar através da OEA. O Congresso dividiu-se em três seções: Ensino de Serviço social; Temas Oficiais; Temas Livres.
► Em 1949 realiza-se o II Congresso Pan-Americano de Serviço social, no Rio de Janeiro e tem como tema “O Serviço Social e a Família”. Este Congresso pouco se diferencia das discussões anteriores, a maior diferença está na ênfase na psicologia e na técnica.
► Esses três Congressos refletem posição de diversos organismos que a nível internacional constituem as principais agências de divulgação e de incentivo à utilização dos métodos relacionados ao Desenvolvimento de Comunidade. Participam deles um grande número de pessoas que não são Assistentes Sociais e entidades que empregam Assistentes Sociais.
► A presença desses intelectuais e representantes de entidades católicas e inúmeras agências do Estado tem o sentido de validar as práticas sociais desenvolvidas pelos Assistentes Sociais junto ao proletariado; prestigiar e fortalecer iniciativas de influência da Igreja, dentro do Aparelho de Estado, na defesa dos interesses materiais e simbólicos da Hierarquia.
...