Meio Ambiente
Pesquisas Acadêmicas: Meio Ambiente. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: rosimeria • 22/3/2015 • 1.346 Palavras (6 Páginas) • 113 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
POLO CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (CEAD)
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
JUSSANA MERCÊS LIMA: RA 9910174067
DESAFIO PROFISSIONAL
TEORIA DA CONTABILIDADE, CIENCIAS SOCIAIS E RESPONSABILIDADE SOCIAL E MEIO AMBIENTE.
TUTORA EaD: PRISCILA MUNARI
BARRA DO GARÇAS/MT
2014
SUMÁRIO
1.Introdução..................................................................................................................3
2.Os Impactos Da Construção Civil Para O Meio Ambiente........................................4
3. Propostas De Ações: Sustentabilidade Econômica.................................................5
4.Propostas De Ações: Sustentabilidade Ambiental....................................................6
5.Propostas De Ações: Sustentabilidade Social..........................................................8
6.Considerações Finais..............................................................................................10
7. Bibliografia..............................................................................................................11
INTRODUÇÃO
Após a Revolução Industrial, o desenvolvimento nas relações, principalmente nas áreas econômicas, e consequentemente políticas, ambientais e culturais ocorridas mundialmente, influenciou de forma espantosa o contexto empresarial, gerando discussões a respeito dos caminhos para se alcançar uma atuação diferenciada, estratégica, competitiva frente ao mercado.
Por abrir mão das estruturas organizacional enraizadas no tradicionalismo, o setor de indústria civil vem cedendo espaço para comportamentos mais adaptáveis, como forma de aprimorar as competências que envolvem estar atentos as mudanças e desenvolver práticas sustentáveis a fim de tornar-se aptos a alcançar um desenvolvimento diferenciado. Sendo assim, apresentaremos ações sustentáveis que devem ser aplicadas à Empresa L &Construção para valorização a marca da empresa e crescimento econômico.
1. OS IMPACTOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL PARA O MEIO AMBIENTE
A atividade humana que mais explora os recursos naturais é a indústria da construção. Os impactos são dos mais variados possível, vão desde os impactos relacionados ao consumo de matéria e energia, aos impactos de geração de resíduos sólidos, líquidos e a emissão de gás carbônico na atmosfera. Estima-se que aproximadamente de 50% dos resíduos sólidos e orgânicos gerados pelo o homem sejam resultados da construção.
Os impactos ambientais na construção civil não se limitam somente durante o desenvolvimento da obra, mas principalmente depois que a obra é conclusa, pois se não for planejada e imposta práticas ecológicas na construção, o resultado será o excessivo consumo de energia elétrica, água e o não aproveitamento dos recursos, como por exemplo, a água da chuva, e da energia solar e o tratamento inadequado o lixo.
As diversas intervenções do homem tem causado grande impacto ao meio ambiente, bem como na saúde e economia da sociedade, e se o porte da construção for desconsiderado não levando em conta o local em que será realizada a construção os resultados podem oscilar de um pequeno a grande problema, como barragens, erosão, aterros, grandes terraplenagens.
Algumas obras podem causar grandes impactos que influenciam o ecossistema podendo gerar alterações drásticas resultando até mesmo na extinção de certos animais fundamentais parta seu funciomento. Como consequência de construção não sustentável têm exemplos inundação de grandes áreas, extinção de algumas fauna e flora essenciais para o dom desempenho do ecossistema, impermeabilização do solo e a sua fase de construção que acaba gerando ruídos, resíduos, etc.
Os impactos, além de ambientais, podem influenciar ate mesmo o meio visual, podendo valorizar uma área ou desvalorizar, diante de poluição visual, sonora, empecilho para a ventilação.
Um dos grandes dramas que a construção civil é os resíduos e canteiros, pois essas atividades é que mais geram resíduos. Pesquisas comprovam que o volume de resíduos gerado como, por exemplo, entulho de construção e demolição, chega a ser duas vezes maior que o volume de lixo sólido urbano. Nos dias em que vivemos, com os variados fatores que proporcionam impactos ambientais, sejam dos mais simples aos mais complexos, a saúde dos seres humanos e espécies animais e vegetais está sendo colocada em risco.
2-PROPOSTAS DE AÇÕES: Sustentabilidade Econômica.
Titulo da ação: Diminuição de gastos energéticos.
Objetivo Ação Resultados Esperados
A. Ventilação natural Por meio de janelas e portas amplas o objetivo é de proporcionar uma boa climatização dos ambientes.
Regular a temperatura interna e também melhorar a qualidade do ar, reduzir a presença de gases tóxicos bem como diminuir os riscos de alergias e problemas respiratórios.
1- Redução de gastos relacionados à ventilação. B. Ventilação artificial Desenvolver estratégias para o armazenamento energético.
C. telhas eólicas. Gerar eletricidade.
A. Iluminação artificial Implantar circuitos independentes, sensores de presença iluminarias que emitam pouca ou o quase nada de energia na forma de calor.
2-Redução de gastos relacionados à iluminação. B. Iluminação natural Aproveitamento da luz exterior por meio da instalação de prateleiras, superfícies refletoras e efeitos de ofuscamento e desvios de níveis de iluminação ambiente.
C. painéis fotovoltaicos Proporcionar aquecimento solar e a geração
...