Meio ambiente
Por: Elizabete Ferreira Brandão • 9/4/2015 • Dissertação • 300 Palavras (2 Páginas) • 142 Visualizações
Página 1 de 2
8. Qual a importância do lipopolissacarídeo (LPS) , do lipídeo A, do antígeno O e H Onde estas estruturas estão presentes?
- Lipopolissarideo(LPS): utilizado para determinar doenças causadas por vírus. É um antígeno fraco não específico que é neutralizado por anticorpos. A ativação do complemento envolve a formação de cininas, outro importante mediador da inflamação. Além do mais, ativa plaquetas, mastócitos, basófilos e células endoteliais. O lipopolissacarídeo é importante para a bactéria uma vez que ajuda a prover uma barreira de permeabilidade a substâncias hidrofóbicas. Estão presentes no envoltório das células Gram Negativas
- Lipídeo A: O lipídeo A é um glicofosfolipídeo cujo papel consiste em participar nos mecanismos de patogenicidade da célula bacteriana. Presentes nas células Gram Negativas.
- Antígeno O: são termoestáveis e auxiliam na detecção de salmonelose.
- Antígeno H: flagelar e termolábeis, geralmente são associados à motilidade e auxiliam na detecção de salmonelose
11. Quais as principais espécies de bactérias de veiculação hídrica?
- Amebíase (Entamoeba hystolitica);
- Giardíase e criptosporidíase (Cryptosporidium parvum);
- Febres tifoide e paratifoide (Salmonella typhi e Salmonella paratyphi);
12.Como se dá o processo de infecção por estes microrganismos e quais os principais sintomas ?
- Amebíase (Entamoeba hystolitica): Costumam ser eliminados com as fezes, insetos entram em contato e transmitem aos humanos defecando nos alimentos ou por suas patas. Dores abdominais; febre baixa; ataque de diarreia, seguida de períodos de prisão de ventre; e disenteria aguda.
- Giardíase e criptosporidíase (Giardia lamblia e Cryptosporidium parvum): A transmissão se faz pela ingestão de cistos. A infecção pode ser totalmente assintomática. Outras vezes, provoca irritabilidade, dor abdominal e diarreia intermitente.
- Febres tifoide e paratifoide (Salmonella typhi e Salmonella paratyphi): Contagio por contato com fezes, que contaminam as mãos, as roupas, os alimentos e a água. Dor de cabeça, mal-estar, fadiga, boca amarga, febre, calafrios, indisposição gástrica, diarreia e aumento do baço
...
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com