TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Modelo de Relatório de Pesquisa

Por:   •  24/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  651 Palavras (3 Páginas)  •  377 Visualizações

Página 1 de 3

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL – UNINTER

BACHARELADO EM SERVIÇO SOCIAL

CURSO: ............................................

ALUNO/A: E RU......................................

RELATÓRIO DE PESQUISA

Portfólio

CURITIBA – PR

[pic 1]

Modelo Folha de Rosto


1 INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como propósito apresentar a pesquisa relacionada à Politicas Sociais, a questão da transferência de renda e indicadores sociais do Programa Bolsa Família no município de Canoinhas em Santa Catarina.

Considerando as questões estudadas nas disciplinas Políticas Sociais: Crianças, Adolescentes e Mulheres; Politica de Seguridade Social: Transferência de renda e segurança alimentar e nutricional.

 Para elaboração da pesquisa foram utilizados dados em sites oficiais da prefeitura da cidade juntamente com as atualizações do site do IBGE.

2 DADOS MUNICIPAIS E PROGRAMA SOCIAL BOLSA FAMILIA

Canoinhas é um município brasileiro do estado de Santa Catarina, conhecida por ser declarada como a capital da erva mate. Possuindo cerca de Cinquenta e quatro mil quatrocentos e três habitantes residentes na cidade.

A economia do município esta principalmente relacionada ao agronegócio, considerando que a madeira já foi uma das principais atividades econômicas.

A população atualmente esta dividida em gêneros femininos e masculino com um percentual de 51,16% do sexo feminino e 48,84% do sexo masculino.

Segundo dados do IBGE do ultimo censo realizado em 2010 calcula-se aproximadamente que o numero de habitantes na faixa etária de 0 a 14 anos seria 12.595 e entre a faixa de 15 a 17 anos seriam 2991 habitantes.

O percentual de escolaridade dos habitantes do município seguem os níveis de analfabetismo sendo 2,07% da população, Ensino Fundamental incompleto 25,30%, Ensino Fundamental completo 13,12%, Ensino Médio incompleto 19,93%, Ensino Médio completo 18,69% e Superior completo 4,67%.

Em consideração aos indicadores sociais a região gera um PIB equivalente a 1,46% do Estadual. Tanto o PIB per capita quanto a Renda Domiciliar per capita são inferiores às médias de Santa Catarina, ocupando a posição 30 e 32, respectivamente, dentre as 36 regiões do Estado. Os indicadores de desenvolvimento humano apresentam-se inferiores à média do Estado, tanto em relação ao IDHM quanto ao índice de vulnerabilidade social (IVS)

Com relação aos programas sociais realizados na cidade com ênfase no programa da Bolsa Família que tem como objetivo a transferência direta de renda, direcionada as famílias em situação de pobreza ou extrema pobreza em todo o País. Na cidade os números de famílias rurais são de 13.492 famílias e urbanas referem-se a 39.283 famílias, sendo que 5.012 famílias são participantes do programa Bolsa Família na região.

O programa Bolsa Família Segue o principio da Transferência de Renda como uma transferência monetária direta a indivíduos ou a famílias, originando programas condicionados e focalizados em famílias pobres e extremamente pobres; sendo um benefício sem contribuição prévia, componente do Sistema de Proteção Social.

A transferência monetária para famílias que constituem o programa desempenha-se com um complemento a renda dessas famílias permitindo a retirada de crianças e adolescentes das ruas e também de trabalhos não permitidos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (97.3 Kb)   docx (13.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com