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Modernidade no Brasil e princípios democráticos apoiados em fundações patriarcais e conservadoras

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Por:   •  17/9/2014  •  Artigo  •  357 Palavras (2 Páginas)  •  192 Visualizações

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Atividade Discursiva 1 – 2014/2

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convergência, capaz de levar à "reelaboração prática da ideia e do exercício do

poder que não é identificado exclusivamente com o Estado" (CHAUÍ, 1989, p.

284-285).

Os passos dados que caracterizam avanços na realização da democracia

formal são relevantes para o curso da vida social. No entanto, a prática dos

movimentos sociais no exercício de ampliar, tornar pública e pressionar o

Estado acerca das demandas populares se configura como caminho possível

para a efetivação de ações políticas e o fortalecimento de espaços públicos

expressivos da necessidade ou da vontade da maior parte da população

brasileira.

4. À guisa de conclusão

A modernidade no Brasil e os princípios democráticos se processaram

apoiados em bases patriarcais e conservadoras, comprometendo a prática dos

movimentos sociais formadas no cenário sociopolítico brasileiro. Desta forma,

a ideologia liberal que respalda a concepção da democracia moderna não se

efetivou na sociedade brasileira em virtude da prevalência dos direitos como

privilégio ao longo de várias décadas.

A redemocratização da sociedade permitiu que novos elementos

ocupassem o cenário sociopolítico brasileiro no sentido da ampliação e da

garantia dos direitos, embora tenham sido adequados às características

socioculturais anteriormente instituídas na vida social.

No entanto, a garantia de direitos e o exercício de cidadania se vinculam

ao processo de participação popular, bem como à validação dos princípios

democráticos. Associa-se a isso a necessidade de a prática dos movimentos

sociais se configurarem como ações políticas.

Movimentos e lideranças sociais buscam formas para estreitar e

intensificar o diálogo com o poder público com o intuito de acompanhar a

forma democrática de governar. Cabe ressaltar que o exercício dessa ação

política permite a formação e o fortalecimento de sujeitos sociais, ou seja, de

cidadãos-sujeitos que se preparam e se apropriam de um conjunto de

conhecimentos, de discurso técnico e reforçam o processo e a realização da

participação popular, ao mesmo tempo que esbarram

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