Motivação Organizacional
Exames: Motivação Organizacional. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ale88 • 23/11/2014 • 772 Palavras (4 Páginas) • 199 Visualizações
Motivação
A palavra motivação tem como significado: É o impulso interno que leva a ação. Este mais ligado aos sentidos do que ao falar. Faz andar, correr realizar conquistar.
A motivação esta em ações as quais nos levam a um determinado objetivo. Podemos sentir motivados por meio de necessidades internas e externas, de caráter psicológico ou fisiológico.
Nas empresas os funcionários que estão mais motivados são aqueles que irão leva-la ao crescimento.
Se você tem uma equipe que não está motivada fica difícil alcançar as metas planejadas. Um bom líder sabe a motivação de cada um dos membros de equipe e procura estimulá-los ao mesmo tempo em que em que estimula a equipe como um todo, com isso trazendo um resultado efetivo.
_______________________________________________________________
¹ Graduando em Administração de Empresas – 3º Semestre G (Matutino)
Rgm: 126178-9 Disciplina ARH – Prof. Antônio Venâncio
Universidade Cruzeiro do Sul – Campus Liberdade
Teoria de Maslow
A teoria de Maslow é conhecida como umas das mais importantes teorias da motivação. Entende-se que a motivação resulta dos estímulos que agem como força sobre os indivíduos, gerando a ação. Para que haja esta ação ou reação e importante que tenha o estimulo, esta teoria nos da ideia de um ciclo motivacional.
Maslow apresenta a Teoria da hierarquia das necessidades. Esta apresentada em ordem crescente. Afirma que o homem dificilmente atinge a plenitude da satisfação, exceto a um curto período, pois quanto se completa um desejo logo após vem outro.
Diante estas constatações o teórico formula cinco categorias:
Necessidades Fisiológicas: Esta é base, são aspectos básico de sobrevivência como, por exemplo: comida, agua e sono.
Segurança: Inclui tanto física quanto psicológica, ter estabilidade financeira, sentir livre de ameaças e medos.
Sociais: Sentir aceito, sentimentos como amor, afeto, amizade. Fazer parte de um grupo.
Estima: ligado ao status, fama e reconhecimento.
Auto realização: Maslow considera este o mais difícil de ser alcançado, pois acontece após os quatros anteriores supridos, busca de autoconhecimento e autodesenvolvimento.
Teoria dos dois fatores
Frederick Herzberg, na década de 60, focalizou a questão da satisfação para formular sua teoria. Um dos primeiros teóricos a levar em consideração a opinião dos trabalhadores, resultante criou-se os Fatores Motivacionais e Fatores Higiênicos. Tem como finalidade desmistificar que a motivação do trabalho esta ligada somente a valores monetários, nos valores em que o colaborador recebe pelo aquilo que faz, mas que o desenvolvimento e satisfação pessoais são fatores motivacionais.
Fatores Higiênicos: estão localizados no ambiente de trabalho. São extrínsecos a nós. Como por exemplo: salários, benefícios, condições físicas do trabalho, modelos de gestão, relações interpessoais.
Estes fatores presentes deixam de nos causar insatisfação, mas não chegam a causar satisfação. Exemplo uma boa remuneração pode não ser garantia de satisfação no trabalho.
Fatores Motivacionais: São intrínsecos, esta
...