O Cuidado De Nós: Corpo, Saúde E Sexualidade.
Pesquisas Acadêmicas: O Cuidado De Nós: Corpo, Saúde E Sexualidade.. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: arwin • 21/9/2013 • 714 Palavras (3 Páginas) • 2.146 Visualizações
O tema saúde e bem-estar são comentados frequentemente em nosso dia-a-dia. Muito se fala sobre exercícios e dietas, a mídia nos impõe como deve ser o corpo ideal, e isso provoca uma busca não pela saúde, mas sim, para se alcançar um padrão de beleza.
E as pessoas acabam por se dividir entre aquelas que aceitam essa pressão da sociedade e tentam a todo custo se encaixar nos padrões, e aquelas que preferem escapar disso tudo, entretanto essa válvula de escape, que pode parecer como uma situação mais confortável, muitas vezes leva o indivíduo ao isolamento.
1- EM BUSCA DE SEGURANÇA
Os outros podem nos oferecer segurança que nos proporciona bem-estar, mas também nos causam ansiedade, desconforto. Onde encontraremos o abrigo seguro que procuramos? Quanto mais temos conhecimento de uma coisa menos temor, o que gera a segurança. Na família todas as diferenças entre as pessoas, não importa quão profundas sejam, não fazem muita diferença, porque com elas sabemos que podemos contar aconteça o que acontecer.
2- SELF CORPORIFICADO: PERFEIÇÃO E SATISFAÇÃO.
É importante dizer do efeito que o viver em sociedade tem sobre o que fazemos como nos vemos e como vemos os objetos e os outros, e o que acontece em consequência disso tudo.
Ainda que independentemente de tamanho e forma, nossos corpos e suas outras características, como o filosofo Michel Foucault salientou que nosso corpo muda ao longo do tempo. E não por nossas próprias escolhas e ações intencionais.
Dependentemente do tipo de sociedade em que vivemos e da eventualidade de estarmos em paz com o corpo, que podemos considerar uma empreitada (algo a ser trabalhado exigindo cuidado e atenção diárias).
A sociedade entre aspas estabelece os padrões para uma forma desejável, á qual cada corpo deve cumprir essas exigências.
A maneira como atuamos sobre nossos corpos e cuidamos de nós não é, naturalmente, assunto que possa ter lugar em um vácuo social. Assim, no que diz respeito ao cuidado com o corpo, acontece de nossa sociedade ser particularmente exigente. Dado o grande volume de risco e incerteza no "mundo lá fora".
3- A BUSCA DE SAÚDE E BOA FORMA
A busca pela saúde e a busca pela boa forma são diferentes, e seus propósitos, às vezes incompatíveis. A ideia de bem-estar, de saúde, supõe uma norma à qual o corpo humano deve se adequar, aquilo que não esta dentro da norma significa sinais de desequilíbrio, doença. Permaneceríamos saudáveis se, e somente se, permanecêssemos na faixa de tolerância dessa norma. Já a ideia da busca pela boa forma. Essa diz respeito à transgressão de normas, não à adesão a elas. A pergunta não é o que o corpo deve fazer, mas sim o que o corpo é capaz de fazer em seu limite.
4- CORPO E DESEJO.
O corpo não é somente o local e a ferramenta do desejo, mas também um objeto desse desejo. É nosso corpo ao mesmo tempo o que os outros veem de nossa pessoa, o corpo é o local de nosso self em permanente exposição, e as pessoas tendem a julgar pelo que podem ver.
5- CORPO, SEXUALIDADE E GÊNERO.
Para Anthony Giddens estamos vivendo em um período denominado “sexualidade plástica”, dizendo que o “ser masculino”
...