TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Enigma de Kaspar Kauser

Por:   •  11/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  634 Palavras (3 Páginas)  •  689 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS 

FACULDADE DE SERVIÇO SOCIAL - FSSO  

DISCIPLINA: SOCIOLOGIA

 

 

 

 

JAMILLY ALEXSANDRA DA SILVA 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

RELAÇÃO DO FILME O ENIGMA DE KASPAR HAUSER COM A FRASE DURKHEIMIANA “A SOCIEDADE É ANTERIOR AO INDIVÍDUO” 

 

 

 

 

 

 

 

  

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Maceió/AL 

2015 

Relação do filme O Enigma de Kaspar Hauser com a frase durkheimiana "a sociedade é anterior ao indivíduo”

O filme O Enigma de Kaspar Hauser nos faz refletir o quanto a sociedade tem um poder regulador sobre o indivíduo, capaz de condicionar as ações deste de acordo com as regras imposta pela coletividade. E isto, logo nos traz à tona, e com o qual podemos relacionar com o filme, o conceito do sociólogo Émile Durkheim que entendia “a sociedade como anterior ao indivíduo”. Portanto, segundo esta perspectiva, a sociedade é independente e pré-existente ao indivíduo, este é apenas produto da sociedade e simples receptor dos fatos ou regras sociais. Para o sociólogo “sem essas regras, a sociedade não existiria, e é por isso que os indivíduos devem obedecê –las”.

Este conceito de Durkheim é nos passado no filme por meio da história real do jovem Kaspar Hauser que desde seu nascimento até à adolescência foi privado totalmente de qualquer prática social. Aprisionado em um cativeiro, sem saber andar e muito menos falar, Kaspar não tinha contato com a realidade, ou seja, com a sociedade e com todos os complexos sociais que dela resultam, por isso, ele ignorava “a existência do mundo exterior e dos seres humanos”, até que fora libertado (por volta dos seus 15 anos) e introduzido na vida social, sem saber agir conforme as normas de conduta vigentes estabelecidas pela a sociedade. Foi por isso, que muitas vezes o personagem era visto por alguns membros da sociedade como “selvagem”, “filho da natureza”, porque desconhecia as normas de conduta e os limites estabelecidos pela sociedade.

A partir do momento que o personagem é introduzido na vida social inicia-se o seu processo de socialização. Portanto, é aí que evidenciamos a presença do conceito de Durkheim e vemos “a sociedade prevalecendo sobre o individuo”, condicionando a sua maneira de agir, e isto se dar devido aos fatos sociais (objeto de estudo da teoria de Durkheim), que segundo o teórico, são as maneiras de agir, pensar e sentir exteriores ao individuo, dotadas de um poder coercitivo, tendo existência independente e estabelecida em toda a sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (133 Kb)   docx (19.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com